Presidente da Câmara participa de comemoração da Inconfidência Mineira

Presidente, Odair Ferreira (REDE) disse ser um “imenso prazer participar da cerimônia que lembra as lutas e glórias e dignifica o legado de Tiradentes e da luta pela independência de nosso País

A convite da Câmara de Vereadores de Barroso, o presidente do Legislativo de Barbacena, Odair Ferreira (REDE), participou hoje (19/04) da comemoração da Inconfidência Mineira, uma iniciativa do presidente da Casa, o Vereador Baldonedo Arthur Napoleão, com apoio de todos os legisladores barrosenses, que aprovaram em plenário a realização que reverencia a memória dos Inconfidentes, em especial a do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

A programação de hoje contemplou a chegada do Fogo da Inconfidência na cidade Barroso, saindo da cidade de Tiradentes com hasteamento de bandeiras, presença dos alunos da rede pública e particular de Ensino, concurso de desenho e redação, exposição fotográfica, palestra, sessão solene e a parceria com a 29ª Cavalgada da Inconfidência, que vai de Tiradentes a São João del-Rei, com a participação de mais de mil cavaleiros e amazonas.

O presidente Baldonedo afirmou que tanto o evento da Câmara de Barroso quanto a Cavalgada da Inconfidência foram para resgatar um tempo de lutas e patriotismo de grandes nomes, que lutaram contra os abusos e imposições da Coroa Portuguesa, por um ideal de verdadeira liberdade do país. “A Inconfidência foi o primeiro movimento separatista e contra a corrupção governamental de que se tem notícia na história do Brasil. E ocorreu aqui, nas nossas terras. Essa história precisa ser relembrada, homenageada e saudada”, afirmou ele.

Presente em toda a solenidade, o vereador Odair Ferreira (REDE) disse ser um “imenso prazer participar da cerimônia que lembra as lutas e glórias e dignifica o legado de Tiradentes e da luta pela independência de nosso País”, finalizou.

Haverá ainda programação amanhã, quinta-feira (20/04) e na sexta-feira (21/04), como segue abaixo:

20 DE ABRIL (5ª FEIRA)

09h00: Reabertura da exposição fotográfica;

19h00: Na Câmara Municipal, Sessão Solene com entrega dos prêmios do Concurso de Desenho e Redação, além de outras honrarias. Palestra sobre a Inconfidência Mineira pelo acadêmico José Antônio de Ávila Sacramento, membro do Instituto Histórico e Geográfico e da Academia de Letras de São João del-Rei.

21 DE ABRIL (6ª FEIRA)

09h00: Viagem dos vencedores do Concurso de Desenho e Redação, com acompanhante, à cidade de Tiradentes, com visita guiada aos principais pontos turísticos.

10h00: Participação dos vencedores do Concurso de Desenho e Redação na solenidade da Prefeitura Municipal de Tiradentes em homenagem à Inconfidência Mineira e saída da 29ª Cavalgada da Inconfidência, da cidade de Tiradentes com destino a São João del-Rei, percorrendo o trajeto da Estrada Real. Os cavaleiros e amazonas de toda a região estão convidados para participar, no cortejo que segue até São João del-Rei. Na chegada, cerimônia solene para relembrar a morte do chamado “Mártir da Inconfidência”.

12h00: Os vencedores do Concurso de Desenho e Redação participarão da recepção à 29ª Cavalgada da Inconfidência, na cidade de São João del-Rei, onde todos acompanharão a solenidade em homenagem à Inconfidência Mineira, com hasteamento de bandeiras, Hino Nacional, discurso oficial, chamada dos Inconfidentes e, na sequência, um almoço, oferecido pela Prefeitura Municipal de São João del-Rei, através de sua Secretaria de Cultura.

Informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Barroso