Alunos de Escola Municipal participam do Programa do Poder Legislativo

Alunos da E. M. Padre Sinfrônio de Castro, com idades entre 9 e 10 anos, solicitaram aos vereadores melhorias em ruas, semáforos e postos de saúde

Helen Oliveira

Pioneira no Programa Conheça o Poder Legislativo de Barbacena, alunos da de 9 a 10 anos da Escola Municipal Padre Sinfrônio de Castro estiveram nessa quarta-feira, 17/05, no Palácio da Revolução Liberal para conhecer o funcionamento, as funções e atividades da Câmara Municipal.

Os estudantes foram recebidos pelos vereadores José Jorge Emídio (PDT), Carlos Du (PMDB), Milton Roman (PHS), Pastor Ewerton Horta (PMDB), Professor Nilton Cézar de Almeida (PSB) e pelo Presidente da Câmara, vereador Odair Ferreira (REDE).

O Presidente Odair, abriu a sessão falando dos atributos de um vereador, como funciona uma sessão ordinária, número de parlamentares, assessores e um pouco da história do Palácio da Revolução Liberal. “É um imenso prazer recebê-los aqui na Câmara e explicar um pouco do nosso trabalho. Somos 15 vereadores e temos a obrigatoriedade de fiscalizar o Poder Executivo e legislar para o Município”, disse.

O vereador Carlos Du, explicou que “qualquer cidadão, sendo jovem ou adulto, pode procurar um parlamentar e propor um projeto de Lei ou alguma reivindicação seja para seu bairro, rua ou comunidade”.

Por sua vez, em sua fala, o vereador Pastor Ewerton agradeceu a oportunidade de ensinar à crianças tão jovens o que faz um político. “Esse projeto é a realização de um desejo de todos nós vereadores. É a oportunidade para que os pequenos cresçam acreditando e sabendo que podem e devem também fiscalizar o vereador e cobrar sua representatividade”, finalizou.

Os alunos estiveram acompanhados da Diretora Zaine Barbosa Ferreira, da vice-diretora Ângela Roman Rodrigues e das professoras Janaina, Rosimeire e Ronei. Ainda participou da sessão simbólica o secretário de Educação, professor Luiz Carlos de Paula, que agradeceu a sessão. “Quero contribuir com essa Casa Legislativa cada vez que for convocado, pois entendo a importância desse projeto para nossos alunos”.

Vereadores Mirins

Em tribuna, os alunos da Escola Padre Sinfrônio de Castro, debateram assuntos como pavimentação das ruas, semáforos, postos policiais, faixas de pedestre, animais abandonados, entre outros.

Foram nomeados, simbolicamente, os vereadores mirins, Lucas Fernandes, Luanna, Ana Clara, Davi Vidigal. Juan José, Tainara. Ellen Isis, Maria Gabriela, Inara, Ana Kelly, Warley, Sávio, Márcio, Maria Luiza e Leilane.