Vereadores participam do lançamento do Programa ID Jovem

No dia 17/05, aconteceu em Barbacena, cidade pioneira na região, o lançamento do programa ID Jovem, que garante diversas vantagens para os jovens, como: meia entrada em shows, teatros, eventos esportivos, duas vagas em viagens interestaduais gratuitas, duas vagas com 50% de desconto em viagens interestaduais, entre outras.

O vereador Carlos Du (PMDB), abriu a reunião e falou da oportunidade aos jovens de Barbacena. “Há anos, a gente vem lutando para que o jovem tenha mais oportunidades, como a de viajar e garantir sua participação nos acontecimentos culturais da cidade e região”, disse.

O presidente do Conselho Municipal de Juventude, Hendryws Cimino, disse que “o programa convalida muitos dos direitos que estão resguardados no Estatuto da Juventude”. “Agora, com esta importante ferramenta, os jovens poderão usufruir das garantias que foram conquistadas pelos movimentos juvenis”, destacou.

Participaram ainda da reunião os vereadores Pastor Ewerton Horta (PMDB), Joanna Bias Fortes (PDT), José Newton Faria (PSL), Thiago Martins (PT). A palestra explicativa ficou por conta de Alexandre Almeida Araújo, subsecretário do Conselho Nacional da Juventude.

Para ter a ID Jovem, que é como uma identidade, é necessário ter de 15 a 29 anos, renda familiar de até 2 salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único (Cadúnico) atualizado, com o número do NIS (Número de Inscrição Social).