De segunda a sexta de 12:00 às 18:00          Praça dos Andradas, 112 – Centro          (32) 3362-9366

CÂMARA DE BARBACENA PROMOVE CURSO SOBRE COMBATE À DESINFORMAÇÃO EM PERÍODOS ELEITORAIS

0

A Escola do Legislativo na Câmara Municipal de Barbacena, em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), promove o minicurso “Fake News em períodos eleitorais: o papel da educação midiática no combate à desinformação” no próximo dia 29 de maio, às 14 horas, no plenário do Legislativo Municipal. O responsável pela formação é o professor Michel Carvalho, doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). A atividade é voltada para assessores, vereadores, gestores públicos e estudantes do Parlamento Jovem. Vale ressaltar que não é preciso de inscrição prévia.

Há uma tensão evidente no cotidiano de milhões de eleitores brasileiros: a circulação de boatos que, em forma de textos, áudios e vídeos, buscam destruir a reputação de candidatos em ambientes como o Instagram, o Facebook, o WhatsApp, o Tik Tok e o Telegram. Pensando nesse cenário de desinformação, polarização e hostilidade na internet, a educação midiática se tornou uma ferramenta fundamental para mitigar danos e pensar em alternativas para lidar com informações falsas distribuídas nas redes sociais.

Segundo Michel Carvalho, a ideia do curso é desenvolver habilidades e competências para que os indivíduos possam se relacionar de forma responsável e crítica nas mídias digitais, principalmente em períodos eleitorais. “A sociedade não pode naturalizar o uso da mentira como estratégia política”, chama a atenção o especialista. O facilitador é mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas (MECOM/ECA/USP). Ele também é diretor-adjunto da ABCPública na Regional São Paulo.

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade