Audiência Pública debaterá desospitalização do CHPB

No próximo dia 26/04, quarta-feira, acontecerá na Câmara Municipal de Barbacena, às 16 horas uma audiência pública para discutir sobre a desospitalização dos pacientes que ainda se encontram nas dependias do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena e a ressignificação, que é dar um novo sentido à Instituição.

A audiência foi solicitada pelo vereador Edson Resende (PT) e obteve o apoio de todos os vereadores da Casa. Segundo o edil, a audiência se justifica pela necessidade de se abordar o tema com transparência e responsabilidade, por se tratar de um assunto de alta relevância tanto para a comunidade barbacenense como para os servidores do CHPB.

A audiência contará com a presença de funcionários do CHPB, equipe da Secretaria de Saúde de Barbacena, médicos psiquiátricos e representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Superintendência Regional de Saúde, além do Diretor do CHPB – Wander Lopes da Silva e do Presidente da Fhemig, Jorge Raimundo Nahas.

Acontecimentos

No mês passado, o Jornal Folha de São Paulo veiculou notícia informando sobre a possibilidade do CHPB, antiga FHEMIG, um dos hospitais psiquiátricos mais antigos do país, ser fechado e os pacientes transferidos para residências terapêuticas.

Barbacena tem atualmente 32 residências terapêuticas para ex- pacientes da FHEMIG e 220 pacientes morando nelas.

Fotos: Jornal Folha de São Paulo