Vereadores sabatinam subsecretário da Sutrans

Alegando a não presença do funcionário responsável pelo estacionamento rotativo, vereadores ficaram sem respostas sobre este assunto

Com um plenário lotado e com mais de 7.000,00 internautas acompanhando a sessão , o Subsecretário de Transito e Mobilidade Urbana, Ailton Ramos Vidal atendeu ao convite dos vereadores e na noite de ontem (25/04), esteve na Câmara Municipal e foi sabatinado pelos edis.

O Subsecretário iniciou seu debate alegando que há três meses o trânsito de Barbacena foi municipalizado e, embora muito já tenha sito feito, o setor trabalha intensamente para sanar todas as demandas no trânsito no município.

Um dos pontos fortes da noite foi em relação às cobranças do estacionamento rotativo. Os vereadores alegaram receberem diariamente críticas sobre multas que são realizadas à partir das 8 horas da manhã, sendo que os pontos comerciais onde os tickets são vendidos para estacionamento em vias públicas, somente são abertos às 9 horas.

Sobre tal questão, Ailton disse que o funcionário da empresa responsável pelo rotativo em Barbacena, não poder estar presente na noite de ontem, mas colocou o setor à disposição daqueles que se sentiram prejudicados com alguma multa. “É um pedido meu que os agentes não multem os carros nesse horário, mas quero aqui afirmar que estamos à disposição de qualquer cidadão para que juntos possamos rever as multas que foram aplicadas em um horário não disponível da venda dos tickets”, disse.

Respondendo ao vereador Flávio Maluf (PV), se há no Executivo algum estudo ou planejamento para tentar minimizar os problemas no trânsito de Barbacena, o gestor do trânsito disse que o estudo foi realizado na gestão passada e que todas as medidas tomadas, como mudança do sentido dos carros, semáforos e novas faixas já é um resultado deste estudo.

Presentes na sessão, os motociclistas que recentemente foram retirados do ponto central da Rua Lima Duarte e transferidos para o outro lado da rua, mudança está que ocorreu sem o consentimento de alguns vereadores que chegaram a solicitar, por meio de um requerimento de autoria do vereador José Jorge Emídio (PDT) ao subsecretário, que mantivesse os mesmos no referido ponto.

Ailton respondeu que esteve no local pessoalmente, conversando com o mototaxistas e explicou-lhes que não retirou o estacionamento dos mesmos e sim o estacionamento dos motociclistas. “A cidade hoje não é regulamentada para o mototáxi. A Lei existe e nós somos a favor do serviço e, inclusive, já conversamos com o prefeito e com os mototaxistas do ponto. Estive no local com o nosso engenheiro e os mostrei o porquê da mudança, pois as motos ficavam estacionadas em cima da faixa de pedestre, o passeio ali é muito estreito e isso incomodava as pessoas. Por tais reclamações decidimos pela mudança”, disse.

O presidente da Câmara agradeceu a presença da equipe da Sutrans e disse que o Legislativo está a disposição de todos para atender e acolher a todos que queiram saber mais ou dar explicações a respeito de qualquer assunto. “Representamos o povo e é nosso dever dar informações. Infelizmente, temos notado certo abuso dos agentes de trânsito, no fato de não tratar o contribuinte com o devido respeito. Peço ao subsecretário que olhe com atenção esta questão para que o cidadão não seja tratado com ignorância pelos agentes”, solicitou.

Semáforos

Edson Resende, vereador pelo PT, questionou sobre a questão dos semáforos na cidade. Ailton relatou que a empresa que implementou os semáforos já encerrou seus serviços e já não acompanha mais o andamento deste. “Os semáforos estão ainda sobre avaliação e podem ser mudados de lugar a qualquer momento. Sempre tentamos fazer ajustes, no tempo e entre outros. Infelizmente não podemos deixar algo que não deu certo no lugar”.

Participaram da reunião todos os vereadores de Barbacena, Alton Ramos Vida – Subsecretário de Trânsito e Mobilidade Urbana; Odilon Grossi Couto – Engenheiro Analista de Trânsito; Marcelo Almeida – Gerente Operacional da Sutrans; Flávio Borges – Coordenador do Gabinete da Vice-prefeita; Paulo Henrique ferreira e Tony Clayton Orlando, ambos representantes dos mototaxistas de Barbacena.