Programa Conheça o Poder Legislativo receberá estudantes da rede pública

Alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Soares Ferreira visitarão a Câmara Municipal, amanhã, quarta-feira (03/05)

A mesa diretora da Câmara Municipal, juntamente com os demais vereadores, se prepara para receber estudantes do 3º ano do Ensino Médio para início do Programa Conheça o Poder Legislativo de Barbacena. O primeiro encontro acontecerá amanhã, quarta-feira (03/05), a partir das 9 horas, na Câmara.

A resolução, que recentemente foi aprovada por unanimidade em Plenário é de autoria da Mesa Diretora, que inclui os vereadores Presidente Odair Ferreira (Rede), José Jorge Emídio (PDT), Nilton Cézar de Almeida (PSB) e Milton Roman (PHS). Para o Presidente Odair Ferreira, promover o fortalecimento da imagem institucional do Poder Legislativo de Barbacena, dar amplo conhecimento, divulgar o papel e o trabalho dos Vereadores municipais, tem se tornado medidas essenciais nos dias de hoje. “Os jovens, que no futuro serão os responsáveis por nossa cidade e país, precisam compreender de fato a política de nossa cidade, de maneira efetiva e verdadeira”, disse.

Para o vereador Nilton Cézar de Almeida, Secretário da Casa é importante apresentar aos jovens o prédio histórico ‘Palácio da Revolução Liberal’ e sua essência. “A nossa história no cenário político do Brasil é riquíssima e precisamos resgatar essa cultura com os estudantes”, disse.

Programação

Os alunos serão recebidos, às 9 horas da manhã pela Mesa Diretora e demais vereadores. Logo na entrada ouvirão uma pequena explanação sobre os setores administrativos da instituição, realizada por um funcionário de carreira. Após este momento, o professor Edson Brandão dará uma aula explicando a história do Palácio da Revolução Liberal e a construção deste, que marcou época na história de Minas Gerais e do Brasil.

Os alunos elegerão 15 vereadores entre eles, de forma simbólica e debaterão alguma pauta proposta pelos mesmos, para que assim saibam como funcionam um Projeto de Lei, quando é debatido pelos edis. A manhã terá encerramento com uma pequena palestra do Presidente Odair Ferreira sobre o papel do vereador dentro do cenário brasileiro.

O Programa tem o objetivo de promover a interação entre o Poder Legislativo e a sociedade, por meio de visitas orientadas e monitoradas por seus servidores capacitados e encarregados de fornecer informações sobre as atividades, funções e estrutura do Poder Legislativo municipal, bem como os aspectos históricos e arquitetônicos do Palácio da Revolução Liberal.

Foto: Tatiana Pires