Projeto ‘Conheça o Poder Legislativo’ é sucesso entre estudantes

Na manhã de quarta-feira (03/05), mais de 90 estudantes do 3º ano do Ensino Médio da E. E. Professor Soares Ferreira foram recebidos pela mesa diretora da Câmara

Por Helen Oliveira

Uma manhã diferente na Câmara Municipal de Barbacena. Estudantes do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Soares Ferreira inauguraram em grande estilo o projeto de autoria da Mesa Diretora ‘Conheça o Poder Legislativo de Barbacena’. Os alunos foram recebidos nos portões do Congresso Municipal pelo Presidente, Odair Ferreira (REDE) e pelo tesoureiro Milton Roman (PHS).

Ao adentrar o Plenário, o Presidente abriu a sessão agradecendo a visita dos alunos e, principalmente, aos professores que os conduziram à Casa Legislativa. “Para nós é um imenso prazer mostrar a vocês o papel do vereador e os trabalhos desta Casa. Queremos ser o mais transparente possível”, disse.

Simulando uma sessão ordinária, Odair os explicou os processos regimentalmente que acontecem em todas as sessões, como funcionam os projetos de Lei que os vereadores votam em Plenário, as proposições e as palavras de ordem dos mesmos.

O contador da Câmara, Altamiro Carvalho, fez uma breve explanação sobre a área administrativa, o subsidio do vereador, verbas indenizatórias e a quantidade de assessor que cada parlamentar tem direito. “É importante que os estudantes saibam de forma transparente o salário do parlamentar, número de assessores, verbas de gabinete, entre outros pontos relevantes. Senti que a manhã foi esclarecedora. Tenho certeza que, diante da sinceridade e transparência, eles saíram mais confiantes no Poder Legislativo, disse.

 

Palestra

Um dos momentos mais importantes da manhã foi a palestra sobre os 228 anos do Palácio da Revolução Liberal em uso público, conferida pelo professor Edson Brandão. O palestrante falou da história de luta do Palácio e das grandes personalidades que por ele já passaram.

“Alunos, quero aqui dizer que esta Casa Legislativa, palco de grandes revoluções, recebeu personalidades como Dom Pedro II, Getúlio Vargas e também grandes políticos da atualidade. Quantas decisões sobre Minas e o Brasil foram tomadas nesse chão”, disse.

O vereador Amarílio Andrade (PSC), que soma diversos mandatos na Câmara e na Presidência do Legislativo, parabenizou a iniciativa do vereador Odair Ferreira que teve apoio unânime dos parlamentares. “A iniciativa de trazer aqui os futuros comandantes de nossa cidade, nos torna mais perto de nossa missão e legado que é ensinar e deixar para esses jovens os valores desta Casa Legislativa, afirmou.

 

Vereadores da Juventude

Após ouvirem atentamente as palavras dos palestrantes, convidados e vereadores, os estudantes simularam uma sessão plenária, sendo eles mesmos os vereadores da Casa. Temas como cultura, educação, segurança pública e drogas foram debatidos com parlamentares de oposição e de bancada. Para o vereador Nilton Cézar de Almeida (PSB) foi impressionante como os jovens se empolgaram em debater os assuntos. “Os jovens ficaram muito interessados nos debates e puderam sentir um pouco do nosso dia-a-dia, quando temos a missão de legislar sobre o município”, disse.

O Vice-Presidente, José Jorge Emídio (PDT), disse ser essencial que mais estudantes participem do programa. “Com está sessão foi possível mostrar-lhes que qualquer jovem, a partir dos 18 anos pode ser um de nós. É isso que quereremos, que os jovens se interessem por política, para que assim possamos construir novas histórias”, relatou.

Responsáveis por conduzir os estudantes, o professor Diego da Silva e a diretora Maria José Condé, afirmaram que a iniciativa deve ser copiada por outras escolas tanto municipais quanto estaduais.

Os vereadores da juventude eleitos para a sessão foram Brenda dos Santos (Presidente); Franciane de Fátima Chagas (Vice-Presidente); Frederico (Secretário); Francisca Lúcia (tesoureiro). Demais vereadores Jéssica Cristina Silva, Lucas Paulo Alves, Letícia Vargas, Letícia Nogueira, Leonardo de Jesus, Raquel de Almeida, Polyana Pressoti, Vitória Reis, Hindyara Dias, Matheus Santos, Matheus de Oliveira, Gustavo Theo, Franciane Marçal e Rafaele dos Santos.

Além dos vereadores acima citados, também participaram da manhã o Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos Rocha; Fernanda Magalhães, supervisora escolar; professor José Antônio (Zequinha) e professor Rafael Carvalho.