Câmara Municipal recebe alunos do Colégio São José

Alunos dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, conheceram o Legislativo e na Tribuna pediram mais escolas, melhoria nos postos de saúde e acabar com a miséria

Por Helen Oliveira

No dia 10/05, dando seguimento ao “Programa Conheça o Poder Legislativo de Barbacena”, a Câmara teve a honra de receber no Palácio da Revolução Liberal, cerca de 80 alunos do Colégio São José. Os estudantes do 3º, 4º e 5º anos, com idades entre 8 à 12 anos, acompanhados de suas professoras Vera Fonseca, Danuzia Aparecida Almeida, Cristiane dos Santos e Elisiane Paiva e também a diretora Maria Goretti do Nascimento, passaram a manhã com o Presidente, Odair Ferreira (REDE), José Jorge Emídio (PDT), Professor Nilton Cézar (PSB) e Milton Roman (PHS).

O Presidente da Câmara abriu a sessão explicando o trabalho de um vereador, números de parlamentares e suas funções. Falou-lhes da necessidade de aproximar as crianças do Poder Legislativo e desde cedo ensinar o trabalho dos parlamentares. “O nosso objetivo com esse Programa é ensinar as crianças e jovens de Barbacena o papel do vereador, de fiscalizar e legislar sobre o munícipio”.

Segundo o Tesoureiro, vereador Milton Roman, “enquanto Poder Legislativo também é função dos parlamentares incentivar e proporcionar esses encontros para que os pequenos cresçam já sabendo e com uma formação sobre a vida política da cidade”.

Para o secretário da Casa, professor Nilton Cézar foi uma manhã emocionante. “Pudemos perceber aqui, que as crianças já entendem e vivenciam os problemas de nossa cidade. Sentem na pele, a poluição, a falta de uma saúde de qualidade e sofrem com a pobreza e miséria de muitos”, disse.

Tribuna Infantil

Os alunos do Colégio São José fizeram questão de subir à Tribuna e protestar por melhorias na saúde, educação e pobreza. A aluna Maria Clara Siqueira, de 10 anos, propôs a criação de mais escolas públicas para aqueles que ainda não tem acesso à educação e mais moradias populares.

João Pedro Rossi, aluno do 5º ano e com 9 anos apenas, questionou sobre a quantidade de animais abandonados nas ruas e a poluição da cidade, sonora e ambiental. “Peço às autoridades que nos ajudem a acabar com esse problema”.

Já a aluna Mariana Santos Gamonal, de 12 anos, pediu um lugar apropriado em Barbacena para os lixos acumulados nas ruas. “Quero pedir aqui mais lixeiras nas ruas, para que as pessoas tenham um lugar apropriado para jogar o lixo”, disse.

Ao final da sessão simbólica, a diretora do Colégio, Maria Goretti, pediu que os alunos prestassem atenção no papel do vereador, de sempre fiscalizar o município. “Vocês entenderam, enquanto os vereadores fiscalizam o Executivo, nós também podemos participar mais dos trabalhos da Câmara e fiscalizar os vereadores. Agradeço ao Legislativo de Barbacena, a oportunidade de trazer nossos alunos e, com isso, exercer o papel de cidadania”, finalizou.