Prefeito visita Câmara Municipal e participa de sessão

Segundo Luís Álvaro Abrantes a visita foi de cortesia, mas em sua fala, explicou os reparos que ainda faltam no Parque de Exposição

Por Helen Oliveira

Sem avisar, o prefeito de Barbacena, Luís Álvaro Abrantes fez uma visita de cortesia à Câmara Municipal de Vereadores na sessão de terça-feira (23/05). O prefeito chegou ao Plenário já no final da reunião e foi convidado pelo Presidente, Odair Ferreira (REDE) a participar dos trabalhos da Casa. Luís Álvaro também solicitou ao Presidente da Casa, alguns minutos para que pudesse falar aos vereadores. Este por sua vez, aceitou o pedido do prefeito, suspendeu a sessão e lhe concedeu a palavra.

O chefe do Executivo iniciou seu discurso afirmando que foi à Câmara apenas para fazer uma visita aos colegas de trabalho. “Venho fazer uma visita de cortesia e não nem sabia qual era pauta de hoje, mas achei muito interessante ver a discussão de vocês em assuntos muito relevantes”, disse o prefeito se referindo ao Requerimento nº. 058/17 de autoria da Vereadora Vânia Maria de Castro (PMDB), que solicita maiores explicações sobre os recursos usados no asfaltamento feito na cidade, na gestão passada e a  iniciativa de fazer denúncia no TSE.

Parque de Exposição

O assunto que o prefeito mais priorizou em sua visita foi quanto à última Exposição Agropecuária, realizada neste mês de Maio. Segundo o prefeito, a exposição foi excelente e sem nenhuma despesa para o Executivo.

“Realizamos agora uma Exposição que foi maravilhosa. As pessoas estão se perguntando como fizemos essa grandiosa festa, com shows caros senão temos dinheiro. O que a população precisa saber é que prefeitura recebeu R$ 40.000,00 para ajudar a pagar o torneio leiteiro. Nós mesmos não gastamos com nada. Isso é inédito, fazer uma festa em Barbacena sem gastar nada e ainda receber”.

Luís Álvaro afirmou que sabe das reformas que precisam ser feitas no Parque, mas que conta somente com cinco meses de governo e, no momento, ainda não é possível fazer a obra. “O parque tem 50 anos e a festa era preciso fazer em quatro meses. Não tive nem tempo hábil para fazer a referida reforma e nem recurso. O ingresso para os shows foram caros mesmo, mas a empresa assumiu todo o risco. Nós apenas demos publicidade ao processo e este também foi um ato inovador”.

Economia

“Hoje na Prefeitura temos uma conduta e um planejamento diferenciado. Temos uma programação para que possamos sempre pagar o funcionalismo em dia, principalmente, aposentados e pensionistas. Senão tomarmos uma decisão agora com o Simpas (órgão responsável pelo pagamento de funcionários aposentados), em quatro anos não terá mais jeito e será um caos, ninguém receberá e ficará impossível manter os salários em dia. Quero também mandar a reforma administrativa para esta Casa e peço a ajuda de vocês nesta questão, sem vocês não vou conseguir governar”.

O prefeito finalizou agradecendo a oportunidade de falar aos vereadores e, mais uma vez, pediu ajuda dos edis, no sentido de compreender a situação e informar a população. Ao final, o Presidente da Câmara Municipal, Odair Ferreira (REDE), agradeceu a visita do Prefeito e disse que a Casa estará sempre de portas abertas para recebê-lo.

O prefeito esteve acompanhando da secretária Municipal de Obras Públicas, Giovana Zappa; o secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais, José Orleans da Costa; a assessora Institucional do Gabinete do Prefeito, Malu Silva; o subsecretário Municipal de Comunicação, Reynaldo Freitas; e o coordenador do Gabinete da Vice-prefeita, Flávio Borges e da primeira-dama Margarida Calmeto Campos.