Alunos do Colégio Imaculada visitam a Câmara e debatem projetos em plenário

“Uma tarde inesquecível para os alunos do 5º ano do Colégio Imaculada Conceição (CIC)”, assim classificou a coordenadora pedagógica, Adriana Orlando Fernandes, em relação ao Programa ‘Conheça o Poder Legislativo de Barbacena’

Helen Oliveira

Na tarde de quarta-feira, 07/06, a Câmara Municipal teve a honra de receber os alunos do 5º ano do Colégio Imaculada Conceição. Os estudantes, com idades entre 10 e 11 anos foram recebidos pelos vereadores membros da Mesa Diretora, autora da Resolução 360/2017, que criou o projeto – Conheça o Poder Legislativo de Barbacena - Presidente Odair Ferreira (REDE), Vice-Presidente José Jorge Emídio (PDT) e professor Nilton Cézar de Almeida (PSB), além dos vereadores Thiago Martins (PT), Vânia Castro (PMDB), Carlos Du (PMDB), José Newton (PSL).

Ao adentrarem ao Palácio da Revolução Liberal, os alunos acompanharam e interagiram com a palestra do professor Edson Brandão, com o título “228 anos de história”. O professor os explicou as personalidades históricas que estiveram no município e como a cidade participou de um dos momentos mais importantes do país. “Eu pude ver nos olhinhos de cada um, a emoção de estar no mesmo local que Dom Pedro I, saber que nesta Casa Legislativa foram tomadas decisões importantes sobre o Brasil”, disse.

Em suas palavras, o Presidente Odair Ferreira explicou o papel do vereador e a função do Poder Legislativo e Poder Executivo. “Quero que vocês nunca se esqueçam disso, um vereador tem a função de fiscalizar os órgãos do Poder Executivo, que envolve toda a prefeitura, secretários e suas ações, além de criar leis sob as demandas dos cidadãos de Barbacena”, disse.

Palavras

Participantes pela primeira vez do projeto, a vereadora Vânia Castro, vereador Thiago Martins e vereador José Newton de Faria, também falaram aos alunos sobre suas expectativas, atuações políticas e o funcionamento da Câmara.

“O vereador hoje, além de representar a população e uma comunidade, tem o dever de se envolver com as causas, demandas e problemas de cada bairro e buscar alternativas, sejam elas na esfera municipal, estadual ou federal”, disse o vereador José Newton.

“Estou muito feliz em participar desse projeto e poder contribuir para que as crianças desde cedo já pensem na política de forma positiva e, com a certeza de que elas amanhã poderão estar aqui em nosso lugar”, afirmou a vereadora.

“Quando eu tinha a idade de vocês, jamais pensei em ser vereador. Fui crescendo e vendo as demandas de bairros e grupos que pertencia. Vi na política uma saída para ajudar minha cidade”, finalizou o edil Thiago Martins.

Vereadores Mirins do CIC

Acompanhados das professoras Ana Cláudia Cury e Samantha Azi e da coordenadora pedagógica Adriana Orlando Fernandes, cerca de 60 alunos do Colégio Imaculada Conceição participaram da sessão do projeto.

Para o aluno João Pedro, a participação da escola veio contribuir para os estudos em sala de aula. “Adorei conhecer a Câmara de Barbacena e poder comprovar o trabalho dos vereadores em prol da cidade”.

Já a aluna Laura Paiva, disse que durante as últimas semanas os colegas debateram em sala diversos temas e possíveis soluções para a cidade. “Foi muito interessante, pois pensamos em várias coisas que acontecem aqui. Colocamos no papel várias ideias e medidas para falar aos vereadores”, disse.

Os vereadores mirins apresentaram no Plenário, projetos de asfaltamento, capina, pintura e limpeza de vias públicas, mais escolas, o fim dos buracos nas ruas, animais abandonados, moradores de rua, entre outros.

Muito atenciosa ao convite, a coordenadora pedagógica falou na Tribuna da Casa sobre a expectativa dos alunos durante os dias que antecederam à sessão. “Vivemos dias maravilhosos em sala de aula. As crianças verdadeiramente se interessaram pelas causas de nosso município. Andaram pelas ruas, identificaram vários problemas e se sentiram orgulhosas, importantes em vir aqui e demonstrar seus planos, desejos e projetos. Em um momento de crise política no país, que estamos desolados, vir até aqui à Câmara, participar desse projeto tão sério é a certeza de que o país ainda pode mudar e que as crianças, já tão pequenas, estão cientes da realidade de nosso país. Agradeço ao convite do Legislativo barbacenense e a Mesa Diretora por este projeto inédito”, finalizou.