Alunos da Escola Embaixador José Bonifácio visitam a Câmara

“Um dia inesquecível e memorável para os alunos da Escola Embaixador José Bonifácio”, assim classificou a aluna Camilla Giovanna Miranda, do 3º ano do Ensino Médio

Helen Oliveira

Nesta última quarta-feira, 21/06, foi a vez dos alunos da Escola Estadual Embaixador José Bonifácio, antiga Escola Normal, participarem do Programa Conheça o Poder Legislativo de Barbacena. Estudantes dos três anos do Ensino Médio chegaram à Câmara Municipal acompanhados de seus professores e da direção e ouviram uma palestra inédita do professor e jornalista, Geraldo Faria, que os falou sobre cidadania, ética e política.

Logo ao início da sessão extraordinária, o Presidente Odair Ferreira (REDE) recebeu os alunos e lhes deu boas-vindas, disse o quanto eles foram esperados. “Temos por essa Escola um carinho enorme e há algum tempo ansiávamos por esta visita. Queremos que hoje, vocês saiam daqui sabendo o papel do vereador e como funciona a Casa Legislativa, além de valores diferentes da política do que aqueles que estamos vendo na TV”, afirmou.

O vereador Milton Roman (PHS) explicou todo o funcionamento do Legislativo, número de vereadores, verbas, funções, comissões e projetos em andamento.

Palestrante

Por mais de uma hora, o professor Geraldo Faria prendeu a atenção dos alunos, ao dizer que não há como pensar em política e em mudanças, sem mencionar a Câmara de Vereadores. “Este é o caminho, aqui é a esperança e a saída. Não existe outro. Vocês estão no primeiro lugar que um cidadão deve buscar para fazer valer seus direitos”, disse.

Segundo Faria, “há décadas o Legislativo barbacenense recebe ilustres visitas para sessões relevantes e primordiais na história da cidade e, os alunos da Escola Normal são cidadãos tão ilustres quanto as grandes personalidades políticas que ocuparam os mesmos lugares dos jovens”. “Hoje a Câmara de Barbacena, ineditamente, abre suas portas para acolher o futuro do nosso país. Ao ser convidado para esse projeto, senti uma satisfação enorme de poder contribuir e dizer a todos que política não é só sujeira. Exemplos como este, devem ser copiados. Agradeço ao convite emocionado”, finalizou.

Vereadores e ex-alunos

Ex-delegado, estudioso e hoje advogado da União e vereador, José Newton Faria (PSL), falou de sua emoção e alegria por estar participando do Programa. “Quero falar a vocês um pouco da minha trajetória. Estudei na Escola Normal, assentei naquelas cadeiras e copiei em meus cadernos a matéria escrita naqueles mesmos quadros negros. Orgulho-me daquela Escola. Deixo a vocês a mensagem de que trata-se de um ambiente educacional excelente e que não deixa a desejar em nada para outras escolas, sejam elas particulares ou públicas”, terminou.

Também ex-aluno, líder religioso, agente penitenciário e vereador, Carlos Du (PMDB), fez questão de ressaltar a importância dos ensinos para sua vida adulta. “Vejo aqui hoje muitos de meus ex-professores e recordo-me que foi esta Escola que me deu a base para ser o que sou. Tudo que aprendi foi naquele espaço. Quero dizer que quem faz a Escola é o aluno. Peço que vocês acreditem em seus sonhos e não desistam, estudem, qualifiquem-se, busquem as oportunidades e as portas se abrirão”, disse.

Por sua vez, o Pastor Ewerton Horta (PMDB), também advogado e líder religioso falou do papel do vereador, de sua missão e comprometimento com alunos da Escola Embaixador José Bonifácio. “Enquanto vereador tenho a missão de ser justo e lutar por Barbacena, fiscalizando o Executivo e legislando para a melhoria da qualidade de vida. Enquanto ex-aluno, olho para cada um de vocês e me vejo andando todos os dias 5 km para chegar até a Escola. Eu chegava com os pés sujos de barro para aprender com os professores. Posso dizer que tudo valeu a pena”, comentou.

Ao fim da reunião, a aluna Alice Eduarda Oliveira disse que a manhã serviu para que dar novo ânimo aos estudantes. “Estou voltando para a casa muito animada, após ouvir tantas histórias de sucesso e ter a certeza que é possível buscar um futuro melhor”.

Além das autoridades já citadas, também estiveram presentes a diretora da Escola, Mariza Faria, a orientadora pedagógica Marta Fagundes, a ex-vice diretora da Escola, Telma Julião, os professores: Maurilo Cerqueira, Eliane Rodrigues e Vancir Ferreira. O vereador suplente e ex-aluno, Roberto Andrade também participou de toda a sessão.