Escola Pio XI se encanta com visita à Câmara

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao final da sessão extraordinária agradeceram a visita e solicitaram estar na Casa Legislativa mais uma vez para participar do Programa

Helen Oliveira

A Câmara Municipal viveu uma manhã de grandes ensinamentos e aprendizados com os alunos do 5º ano da Escola Estadual Pio XI, na manhã de quarta-feira, dia 28/06. Os estudantes, com idades entre 10 e 11 anos foram recebidos na porta do Palácio da Revolução Liberal, pelo Presidente Odair Ferreira (REDE), pelo palestrante Edson Carlos Brandão e pela Secretária-Geral, Maria Aparecida Elias de Paula.

Logo de início, os jovens conheceram um pouco dos setores do Poder Legislativo e as funções administrativas de cada um e, ouviram do Presidente as diferenciações dos três poderes. “A Câmara funciona com uma empresa, temos o setor de recursos humanos, contabilidade, procuradoria, almoxarifado e compras, controladoria e protocolo. Os setores têm o controle dos funcionários e dos materiais usados, inclusive nos gabinetes dos vereadores. Somos um poder independente do Poder Executivo e do Poder Judiciários, mas nos relacionamos para definir diversas questões”.

“Antes de vocês adentrarem o Palácio da Revolução Liberal, quero dizer que a Câmara de Vereadores é do povo e é nossa obrigação abrir às portas para que todos possam conhecê-la e participar dos projetos. É uma honra receber vocês aqui”, afirmou o Presidente Odair.

Palestra

A palestra da manhã “Barbacena 228 anos de história”, ficou por conta do professor e historiador Edson Brandão, que levou os alunos ao êxtase ao contar as grandes personalidades histórias que passaram pelo Palácio da Revolução Liberal. “Senti que os alunos tiveram momentos de verdadeiro êxtase, principalmente ao falar que Dom Pedro I passou por aqui e pisou no mesmo chão que eles estavam. Outro grande momento foi ao explicar a bandeira de Barbacena, a mão de Tiradentes estampada nesta”, disse.

A diretora da Escola, Ângela Maria Ladeira agradeceu a iniciativa da Mesa Diretora com o Programa e solicitou a permanência do mesmo. “O que eu vi aqui hoje foi uma verdadeira aula de cidadania, história e política. Nesse momento tão difícil do país, o que a Câmara faz é trazer esperança e a certeza de que podemos mudar os rumos da história”, finalizou.

Vereadores Mirins do Pio XI

Presidente - João Eduardo Oliveira Cordeiro; Vice-Presidente - Ana Clara Barbosa Ferreira; Secretária – Letícia Ferreira Carvalho; Tesoureiro – Victor Hugo Nascimento de Souza. Vereadores: Luciano Chagas Viol, Rafaela de Mello Augusto, Maria Vitória dos Santos, Cauã Otton Fonseca Silva, Lavínia Gabriella Grossi do Nascimento, Kayros Luis Gonçalves de Oliveira, Rafael Hidek Abreu Nomia, Suellen Ester de Oliveira, Manoel Batista Moreira Condé, Carlos Eduardo Fonseca e Giovanna Cristina Santos Marcelino. As professoras Maria Luiza Alves, Luciane Santana e Mariza do Carmos Santos também participaram da sessão.