Câmara Municipal faz homenagem memorável à Cidinha Andrada

Viúva do saudoso deputado barbacenense, Zé Bodeco, Maria Aparecida Leal de Andrada recebeu a Medalha Grau Mérito Legislativo, por indicação do vereador José Jorge Emídio (PDT)

Por Helen Oliveira

O Palácio da Revolução Liberal abriu suas portas na noite do dia 30 de junho, para homenagear a senhora Maria Aparecida Leal de Andrada, viúva do deputado estadual José Bonifácio de Andrada. Dona Cidinha, como é conhecida na cidade, recebeu a Medalha Grau Mérito Legislativo, por indicação do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, José Jorge Emídio (PDT).

O Presidente Odair Ferreira (REDE), abriu a sessão saudando a homenageada e seus familiares. Em suas palavras, Odair fez questão de frisar a importância da Medalha, dizendo que “trata-se de uma das maiores honrarias concedida pela Câmara de Barbacena”. “Sempre que nos propomos a entregar a Medalha do Grau Mérito Legislativo, a fazemos às pessoas que temos a certeza da dedicação, carinho e luta por causas relevantes. Dona Cidinha é merecedora desta congratulação, por toda sua história que é majestosa”, disse.

Discursos

O vereador e orador da noite José Jorge Emídio, emocionou a todos os presentes ao dizer que a homenageada, ao longo de seus quase 80 anos, dedicou sua vida a acolher e trabalhar por Barbacena. “Seu legado de amor por esta cidade, faz de ti mulher especial, conhecida, amada e respeitada. Essa Casa Legislativa, se iluminou para esta homenagem, pois todos os parlamentares sabem da Vossa indiscutível dedicação. Seu nome foi então saudado por vários edis”, reconheceu o orador.

Já o ex-vereador, ex-prefeito de Barbacena e sobrinho de D. Cidinha, Martim Andrada falou de sua vida ao lado do deputado José Bonifácio, lembrou com emoção dos inúmeros feitos dos dois pelo município e região. “Para que as próximas gerações nunca se esqueçam que são pessoas de referência, que sonharam e realizaram muitas coisas em Barbacena. Dona Cidinha Andrada, mesmo já idosa, tem por esta cidade um carinho sem medidas. Reside aqui e reconhece em nosso povo, verdadeiros amigos. Me emociono muito ao falar dela”, afirmou.

Após receber a Medalha, Maria Aparecida Leal de Andrada fez questão de subir à Tribuna do Legislativo e agradecer a honraria. “Vejo aqui tantos amigos de longas datas, pessoas especiais. Quero agradecer a presença de todos, em especial ao vereador José Jorge por se lembrar de mim e me achar merecedora. Para mim é uma noite inesquecível”.

Presenças

Diversas autoridades fizeram questão de comparecer à Câmara Municipal para saudar a referenciada da noite. Entre elas listamos o deputado federal Bonifácio Andrada, o deputado estadual Lafayette Andrada, o desembargador Doorgal Andrada, o vereador de Belo Horizonte, Doorgal Gustavo de Andrada, a vice-prefeita Ângela Kilson, secretários municipais: Dimas Teixeira, José Francisco Milagres e Luiz Carlos de Paula, os vereadores Nilton Cézar de Almeida (PSB), Amarílio de Andrade (PSC), José Antônio Magri - Tanjão (PRB), Ilson Sá – Terere (PRB), Flávio Maluf (PV) e o diretor-geral da Unipac, José Silva Filho. Também prestigiaram a noite diversos segmentos da imprensa escrita, digital e radiofônica.