222 ANOS DE BARBACENA COMEMORADOS EM SESSÃO SOLENE

20 de AGOSTO de 2013 às 09h13

Na noite do último dia 16 de agosto, sob a Presidência do Vereador Amarílio Andrade, a Câmara Municipal, reuniu-se solenemente para comemorar os 222 anos de emancipação político administrativa de Barbacena. Evento realizado no Salão Nobre do Master Plaza Hotel, recebeu um grande número de autoridades e convidados. Durante a cerimônia o Prefeito Municipal, Antonio Carlos Doorgal de Andrada, anunciou duas grandes novidades. A assinatura de convenio para a implantação do trem turístico “Expresso Pai da Aviação”, e assinatura de protocolo de intenções com o Grupo Capanema Gouvea que possibilitará a construção em Barbacena de um complexo Shopping Center em uma área de aproximadamente cem mil metros quadrados. O primeiro convênio com a prefeitura municipal de Barbacena, através da  Agir ( agência integrada de desenvolvimento regional)  e organização da sociedade civil de interesse público,amigos do trem, visa  conjugação de esforços para equipagem da litorina ( trem automotriz) e disponibilização da estação ferroviária de Barbacena para abrigo, embarque, desembarque e operação do 'Expresso Pai da Aviação',que fará a ligação entre a estação ferroviária de Barbacena e a estação de Cabangu, no município de Santos Dumont, onde está abrigado o Museu Casa de Cabangu, casa natal de Alberto Santos Dumont. O   trajeto compreende cerca de 80 km ida e volta, com duas horas de duração a operar nos finais de semana e feriados nacionais. Participaram da assinatura do convênio os Srs. Frederico Furtado, Diretor  de Cultura da Agir e Presidente da Fundac, Edson Brandão, Diretor de Integração Regional e Coordenador Executivo da Agir, Paulo Henrique dos Nascimento, Presidente da Oscip Amigos do Trem e o Prefeito Toninho Andrada. Com relação a construção do Shopping Center, o prefeito Toninho Andrada, esclareceu ser um projeto arrojado que trará inúmeros benefícios para o município. Durante a cerimônia o Grupo Capanema Gouvea, foi representado por seu sócio Cláudio Capanema Lopes Gouvêa, que, juntamente com o Prefeito, assinou o protocolo de intenções. O protocolo  consiste na construção de um conglomerado comercial localizado as margens da Br 040, no antigo distrito industrial. Nesse protocolo a empresa se compromete a construir um complexo Shopping Center, em uma área de aproximadamente 100.000m2. Este complexo será composto de empreendimento comercial com lojas, restaurantes, entretenimentos, cinema, academia, faculdade, supermercado, torre comercial de serviços, escritórios e consultórios, torres residenciais, hotel, centro de convenções, salão de festas, com vagas para carros e embarque e desembarque de ônibus. O investimento estimado é de 150 milhões de reais, sendo o maior investimento privado da historia de Barbacena, nas obras para a construção serão gerados cerca de mil  empregos diretos e posterior o inicio das atividades serão gerados 1.500 empregos diretos e 5.000 indiretos.Ainda durante a Cerimônia, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir momentos importantes da história de Barbacena que foram retratados pelo Orador Oficial da noite, Deputado Federal Bonifácio Andrada.

O Presidente da Câmara, em sua saudação aos presentes destacou a importância de Barbacena no cenário nacional. Estiveram presentes os vereadores Carlos Alberto Sá Grise, Grácia Araújo, Marilene Franco e Tadeu José. A Mesa de Honra foi composta pelo Presidente Amarílio Andrade, Prefeito Toninho Andrada, Deputado Federal Bonifácio Andrada, Deputado Estadual Lafayete Andrada, Coronel Ricardo Matos Calixto,Comandante da 13ª RPM, Tenente Coronel Jesus Milagres, Comandante do 9º BPM, Professor Mário Raimundo de Melo, Vice Prefeito de Barbacena, Paulo Henrique do Nascimento, Presidente da Oscip Amigos do Trem, Cláudio Capanema, representante do Grupo Capanema e o Delegado Regional Dr. Carlos Capistrano.