Centro Educacional Aprendiz visita à Câmara e propõe diversos projetos

Os alunos da Escola finalizaram com chave de ouro, o 1º semestre do programa inovador “Conheça o Poder Legislativo”

Por Helen Oliveira

Na quarta-feira, dia 05/07, foi a vez dos alunos do 3º ano do Centro Educacional Aprendiz participarem do Programa Conheça o Poder Legislativo de Barbacena. Os jovens, com idades entre 17 e 18 anos foram recebidos no Palácio da Revolução Liberal, pelo Presidente Odair Ferreira (REDE), o tesoureiro Milton Roman (PHS) e pelo secretário Nilton Cézar (PSB). A palestra foi proferida pelo professor e historiador, Edson Brandão, numa linguagem muito didática, porém com dados de alta relevância para a formação cidadã dos estudantes.

Logo de início, Odair Ferreira explicou as funções do vereador e, principalmente, como são as sessões com votação de projetos. “Muitos não compreendem a função do vereador, que é unicamente fiscalizar e legislar sobre o município. Tudo o que o prefeito quer fazer na cidade, antes passa por aqui para ser aprovado e nós parlamentares, temos o dever de fiscalizar tudo o que acontece dentro da Prefeitura, com todas as suas secretarias e órgãos”, afirmou.

O tesoureiro Milton Roman, deu boas vindas aos alunos e falou das contas da Casa. “Com orgulho, completamos 6 meses de gestão à frente do Poder Legislativo. Somos a primeira Mesa Diretora a pagar 50% do 13º salário agora em junho, para todos os servidores e equilibramos muito as contas. Afirmo a vocês que aqui hoje não há desperdício de dinheiro público e tudo o que fazemos, tem a devida transparência”.

A palestra, como tem acontecido nos eventos do programa, ficou a cargo do professor Edson Carlo Brandão que, mais uma vez, promoveu uma verdadeira aula da história de Barbacena. “Os alunos ouviram fatos históricos, como por exemplo, quando a cidade foi, por dois meses, a capital de Minas Gerais; a tão famosa Revolução Liberal e a Revolução de Trinta. Vi no rosto de cada um, a empolgação em saber da importância que Barbacena tem para o cenário estadual e federal”, finalizou o historiador.

Em nome da direção do Centro Educacional, a coordenadora pedagógica, Flávia Gomes agradeceu a oportunidade de participar do programa e afirmou que os conhecimentos adquiridos com a visita serviram para que os alunos vejam o quanto também são responsáveis pelo município, enquanto cidadãos barbacenenses”.

Projetos e desejos

Os alunos do Aprendiz surpreenderam a todos, com suas propostas aos vereadores. Eles falaram sobre investimentos na cultura, lixo eletrônico, empregos aos jovens, investimentos na educação, saúde, entre outros.

A aluna Lívia, que é cadeirante, pediu mais acessibilidade a todos os deficientes sejam eles auditivos, visuais ou locomotivos. “Apesar de Barbacena ter realizados diversas reformas para ajudar os deficientes e até mesmo os idosos, ainda temos muito a fazer. Sinto falta da rampa em muitos prédios comerciais e elevadores. Essa situação nos prejudica muito. Então eu venho pedir um maior endurecimento na cobrança da Lei que já existe”, disse a aluna que foi ovacionada.

Outra grande proposta foi a da aluna Sara, que pediu socorro aos animais de rua. “Não se trata de gostar ou não de animais, de ser protetor ou não, é uma situação de saúde pública, pois muitos animais abandonados estão doentes, com enfermidades que podem ser transmitidas a nós. Peço que sejam realizadas mais campanhas de castração para possamos assim, suavizar o problema”.

A visita do Centro Educacional Aprendiz encerrou as atividades do Programa desse semestre. A Câmara retorna com as visitas das escolas no dia 09 de agosto.