Mesa Diretora faz balanço do 1º semestre à frente do Legislativo Municipal

Presidente Odair Ferreira, Vice José Jorge Emídio, Secretário Nilton Cézar e Tesoureiro Milton Roman somam vitórias na administração da Câmara Municipal

Por Helen Oliveira

No dia 01 de julho de 2017, a Mesa Diretora da Câmara Municipal, gestão 2017, completou o primeiro semestre à frente do Legislativo de Barbacena. A Mesa é composta pelos vereadores Presidente Odair Ferreira (REDE), Vice José Jorge Emídio (PDT), Secretário Nilton Cézar (PSB) e Tesoureiro Milton Roman (PHS).

Segundo os parlamentares, muitas vitórias foram somadas neste período, inovações elogiadas por todos os edis da Casa Legislativa. Para o Presidente, Odair Ferreira, o mais importante foi a interação de todos os parlamentares. “Propusemo-nos a fazer uma gestão dinâmica, onde todos os vereadores tivessem espaço e fossem atendidos, sempre que possível, em seus pedidos. Abrimos as portas do gabinete aos pares e, com isso, sempre conseguimos um bom entrosamento em diversas questões”, disse.

“Tenho muito orgulho dos trabalhos realizados nesse período. Finalmente, conseguimos transmitir as sessões ao vivo, através de uma parceria com a BQTV. Tal ação aproximou a população do Poder Legislativo e transparência sempre foi nosso objetivo. Outro projeto que muito me orgulha é o Programa Conheça o Poder Legislativo de Barbacena, que já atendeu mais de 500 alunos de várias escolas e até o fim do ano, pretendemos atender a todas do município”, disse.

Milton Roman, tesoureiro da Câmara, avaliou que o pagamento de 50% do décimo terceiro como sendo a inovação desta nova legislatura. “Somente com uma gestão equilibrada e consciente de suas contas é possível tal ato em um momento de crise no país. Outro grande feito, conversado com a Mesa e aprovado pelo Presidente, foi o reajuste salarial dos servidores de 6,58% e o reajuste do vale alimentação. Uma reivindicação antiga dos funcionários”, disse.

Para o secretário Professor Nilton Cézar de Almeida, o enxugamento das contas da casa foi essencial. “Equilibrar as contas, palavra que se mantém em nossos pensamentos diariamente e é um entendimento de todos. A partir daí, conseguimos comprar novos equipamentos, como a máquina fotográfica e filmadora que possibilitou instalar a TV Câmara, que tem sido muito elogiada por todos. Funcionários devidamente uniformizados e com materiais para se trabalhar”, afirmou.

Já o vice-presidente, José Jorge Emídio afirmou que ter a população mais próxima do Legislativo era um desejo antigo. “Somos os representantes do povo e precisamos desses para nos ajudar nas causas da cidade. Investir em mídia social era fundamental para alcançarmos nosso objetivo de interagir com o público. Além disso, demos novos espaços a entidades, para participarem da Tribuna Livre. Realizamos audiências públicas importantíssimas, como a de Prevenção dos Acidentes de Trânsito e da desinstitucionalização do Hospital Fhemig, realizadas com muito profissionalismo e competência pela equipe do vereador Edson Resende (PT) e, também houve o 1º Dia de Meio Ambiente da Câmara que foi muito produtivo e bem organizado pela equipe de gabinete do vereador Thiago Martins (PT).

Ainda de acordo com o Presidente Odair, para o segundo semestre, o planejamento elaborado pela Mesa Diretora, no início da Legislatura, será cumprido rigorosamente, como por exemplo: aquisição de mobiliários para a Câmara e os gabinetes dos vereadores (já em fase de análise); será adquirido um novo veículo; implementação do projeto dos estagiários na Câmara e gabinetes, comemoração dos 226 anos de Barbacena; Encontro Regional de vereadores e Presidentes de Câmaras Municipais e o informativo do Poder Legislativo na rádio.