226 anos de Barbacena

Solenidade festiva realizada pela Câmara Municipal, contou também com a outorga das medalhas Grau Mérito Legislativo a personalidades municipais, estaduais e federais

Por Helen Oliveira

No dia 14 de agosto, a Câmara Municipal, por meio de uma sessão solene, comemorou os 226 anos de emancipação político-administrativa de Barbacena com a outorga da medalha “Ordem Do Mérito Legislativo”, nos graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito. A cerimônia festiva aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, gentilmente cedido para a ocasião.

Ao todo, 32 personalidades municipais, estaduais e federais estiverem na cidade para receber a honraria que é concedida, com aprovação unanime do Plenário, soberano da Câmara Municipal, que pelos serviços e méritos excepcionais prestados ao município, estado ou nação tenham se tornado merecedores do especial reconhecimento do povo, por meio do Poder Legislativo.

O Presidente Odair Ferreira (REDE) abriu a sessão parabenizando à cidade de Barbacena, por sua história. Odair também agradeceu a presença de todos, em especial dos homenageados, muitos vindos de outras cidades para prestigiar a cerimônia.

Primeiro a ser outorgado, o prefeito municipal Luís Álvaro Abranches (PSB), falou do orgulho de ser o gestor da cidade no atual momento político. “Desde o início, quis dar a Barbacena a atenção merecida e o meu máximo para administrá-la da melhor maneira. Apesar das dificuldades, temos conseguido levar adiante projetos e inovações jamais vista”, disse.

Impossibilitada de comparecer a sessão, a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, enviou aos barbacenenses um vídeo parabenizando-os por sua história. “226 anos! Poucas cidades possuem essa história e a de Barbacena é linda. Espero muito em breve poder estar com vocês para abraça-los pessoalmente”, disse.

Elvas - Portugal

Em uma inédita aproximação com a Câmara Municipal da cidade portuguesa de Elvas, na fronteira entre Portugal e Espanha, o presidente, Odair Ferreira dialogou com representante do município português, cuja peculiaridade é ter entre seus distritos a Freguesia de Barbacena, nome que deu origem ao título de nobreza do Visconde de Barbacena, que por sua vez deu à nossa cidade, a partir de 1791.

Entusiasmado com os 226 anos e em promover um resgate das origens coloniais, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, o socialista Nuno Miguel Fernandes Mocinha enviou um vídeo institucional daquela cidade portuguesa, que encantou a todos os presentes. Elvas é um importante polo turístico em Portugal e vários de seus monumentos são considerados pela UNESCO, patrimônio histórico da humanidade.

Orador

Edson Carlo Brandão, historiador, artista plástico e apaixonado por esta cidade, subiu à Tribuna  emocionado e falou um pouco da origem do município, do Visconde de Barbacena e sua tradição.

“Senhor Presidente, Senhoras e Senhores, longe que querer que esta mensagem seja uma enfadonha aula de datas e fatos pretéritos, desejamos evidenciar o caráter cívico e emblemático do dia 14 de agosto, efeméride maior de Barbacena, discorrendo sobre a origem do nosso nome, pois poucos são os que sabem com algum detalhe de onde vem e o que significa Barbacena” e completou “Para que não haja presente sem a compreensão do passado e que o futuro não seja caminho incerto percorrido a esmo pelo viajante que ignora de onde veio”, finalizou.