Câmara Municipal recebe visita inédita dos alunos da Epcar

Por Helen Oliveira

O Palácio da Revolução Liberal se tingiu de azul anil para receber os alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, na manhã de hoje, terça-feira – 15/08, às 9h, dentro das ações do Programa Conheça o Poder Legislativo de Barbacena. 80 jovens, divididos entre os esquadrões Lancevaque, Griffo e Pastor, advindos de vários estados, participaram da sessão extraordinária na Câmara Municipal.

Recepcionados no portão do Palácio, o Presidente Odair Ferreira (REDE), disse à mesa diretora da Epcar, que a Câmara Municipal é a casa e a morada do povo. “Os senhores aqui hoje nos enchem de orgulho. Quero dizer ao vereador Presidente da Epcar que esta é a Casa dos barbacenenses. Nós os representamos e lutamos pelos interesses da cidade, que hoje os acolhe. Quanta honra em recebê-los”. Disse.

Com palavras de ordem, muito respeito e disciplina o Hino Nacional foi exaltado nas paredes do Plenário e ouvido por toda a Praça Central. Logo após, o Presidente Odair Ferreira (REDE) deu as boas-vindas e explicou as funções do vereador. “Legislar, fiscalizar e representar o povo. Político honesto não vende votos, não compra votos e não legisla em troca de votos. Temos compromisso com Barbacena e é isso que queremos mostrar aos senhores”, disse.

O vereador Milton Roman (PHS), tesoureiro do Legislativo falou dos gastos públicos, verbas e como é conduzido o dinheiro do povo dentro da Casa. “Desde que aqui cheguei, quis ser tesoureiro, porque tenho esse compromisso de cuidar do dinheiro do cidadão. Fui militar e sei da honestidade que a nós é ensinada e cobrada”, disse.

Palestrante convidado, o ex-professor de Moral Cívica da Epcar, hoje jornalista e comentarista político, Geraldo Faria, levou os alunos a uma reflexão sobre o momento que passa o Brasil. Em sua fala, Geraldo falou dos rumos que o país poderá tomar, caso a corrupção não tenha um ponto final rapidamente. “Quero que os senhores pensem na cidade, estados onde residem as famílias, no Brasil. Pensemos os rumos e os efeitos que poderão acontecer, caso algo rápido não seja feito. A história nos prova que a união pode sim mudar muita coisa”, disse.

Tribuna

Após estudarem e pensarem como querem Barbacena, os vereadores da juventude da Epcar, subiram à Tribuna e deram verdadeiras aulas de civismo para a cidade. Os jovens pediram mais empenho político para resolver a questão dos moradores de rua, animais abandonados e a corrupção. Ponto em comum entre todos, foi quanto à questão, hoje ordem judicial, que proíbe os menores de idade ficar na rua após as 22 horas.

Para os futuros cadetes, a lei/ordem é arcaica e não impõe disciplina, uma vez que existe a Lei da emancipação, que torna os menores ‘capazes’ de assumirem suas atividades independentemente.

Homenagem

Colaborador assíduo do Programa, o historiador Edson Carlo Brandão, mais uma vez remontou a história de Barbacena em sua breve palestra, com as figuras nacionais mais conhecidas e que aqui estiveram. Logo após seu discurso e com o Plenário todo de pé, Edson Brandão foi agraciado com uma Moção Honrosa por seu constante empenho juntos aos vereadores.

Ao final da sessão, todos os participantes da sessão receberam certificados das mãos da Mesa Diretora e aos 15 vereadores da Juventude também foi entregue uma cópia do livro de cartão postal Barbacena, ontem e hoje, enviado pelo ex-aluno da Epcar, 89/75, hoje Desembargador do Tribunal de Justiça, Doorgal Andrada.

O Presidente da sessão, aluno do Esquadrão Pastor, Vinícius Henequim, relatou que o sentimento que fica após a visita da Câmara é o de despertamento. “Os vereadores nos despertaram para algo que às vezes esquecemos por estarmos tão focados na rotina militar. Temos que cuidar do Brasil, cobrar de nossos representantes políticos principalmente a honestidade. Eu saio desta sessão, com informações e uma esperança no futuro renovada”, finalizou.