Sessão solene da Câmara celebra os 50 anos do Hospital Ibiapaba

Há meio século de atuação na cidade, o Hospital Ibiapaba é hoje referência em Cardiologia e Oncologia na região

Na sexta-feira, 22/09, a Câmara Municipal preparou uma sessão solene para homenagear o Hospital Ibiapaba pelos seus 50 anos de atuação em Barbacena. Funcionários, médicos, diretores, fundadores e vereadores estiveram presentes na cerimônia.

O presidente Odair Ferreira (Rede), ao abrir a sessão, afirmou que o município sente orgulho do Hospital, hoje modelo para diversas entidades. “Cumprimento e agradeço, em nome do Legislativo, a todos aqueles que desde o início e nos dias de hoje, fazem com que o hospital Ibiapaba seja um orgulho para os barbacenenses. Sabemos das dificuldades enfrentadas diariamente para manter viva uma instituição de tamanha grandeza, principalmente, no momento em que a crise econômica e de valores assolam esse país”, disse.

Autor do requerimento da homenagem, o médico e vereador Edson Resende (PT), falou da história da instituição e dos primeiros procedimentos ali realizados. “Acompanhei um pouco da história do Ibiapaba, dos sonhos em se ter na cidade um hospital de referência em diversas áreas como é hoje. Lembro-me com orgulho, quando ali foi realizado o primeiro transplante e com sucesso. Aos fundadores, que encararam o desafio, temos muito a agradecer e a aprender. A história do Hospital e os valores ali empregados nos emocionam”, afirmou.

Ainda fizeram uso da palavra Dr. Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira- Procurador Geral do CEBAMS, Dr. Francisco Muniz Neto, Diretor Presidente do CEBAMS e Dr. Paulo José Gonçalves de Souza, Diretor Técnico do Hospital Ibiapaba CEBAMS. Os vereadores Flávio Maluf (PV), professor Nilton Cézar (PSB), vereador Carlos Du (PMDB) também participaram do evento.

Ibiapaba

O Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social, também denominado CEBAMS é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que presta serviços de saúde. Possui os seguintes serviços: pronto atendimento, ambulatório de especialidades, internação clínica e cirúrgica e as referências nos serviços de Cardiologia e Oncologia da Região Ampliada de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais.

O Hospital Ibiapaba S.A., teve sua Assembleia Geral de Constituição realizada em 29 de fevereiro de 1964, por um grupo de médicos que lançou ações ao público em geral no município de Barbacena, MG, sendo aberto ao público após três anos de obras, em 30 de abril de 1967.

Inicialmente constituído por um bloco com 60 leitos disponíveis e uma área construída de 3 mil metros quadrados, o Hospital Ibiapaba S.A. foi pioneiro em transplantes e cirurgias cardíacas na região. Ao longo do tempo, o hospital construiu uma imagem positiva junto à comunidade e foi, reunindo um Corpo Clínico de elevado padrão técnico.

Já nos anos 90, o hospital teve suas instalações ampliadas com mais dois blocos, chegando a disponibilizar 115 leitos. Assim, o Hospital Ibiapaba constituiu-se em uma importante empresa privada prestadora de serviços de saúde. Em julho de 2007, como estratégia de sobrevivência, foi arrendado administrativamente e sua gestão passou a ser realizada pelo CEBAMS, Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social, instituição filantrópica, com mais de 25 anos de existência.