Lançamento do PPA Participativo é sucesso em Senhora das Dores

Dezenas de moradores compareceram à reunião da Câmara Itinerante e solicitaram melhorias na saúde, educação, agricultura, entre outros

Helen Oliveira

O lançamento do Plano Plurianual Participativo, na noite da última segunda-feira, 26/09, no distrito de Senhora das Dores, em Barbacena foi recebido com entusiasmo pelos moradores, que compareceram em grande número e debateram as demandas da comunidade.

Odair Ferreira (Rede), Presidente do Legislativo Municipal afirmou ao abrir a sessão itinerante que é função do vereador ir até as comunidades e ouvir os moradores. “Estamos aqui hoje unicamente para ouvi-lo, saber das queixas do distrito e colocar no PPA – Participativo para apresentar ao Prefeito. Vamos juntos buscar melhorias para Senhora das Dores”, disse.

Presidente da comissão do Plano Plurianual, o vereador Edson Rezende (PT), explicou os detalhes do anexo que será entregue ao Executivo. “Queremos reunir as prioridades de todos os eixos que nos propusemos a avaliar. Sabemos que as demandas são muitas, mas vamos nos ater em questões de urgência para todos”, finalizou.

A vereadora Vânia Castro (PMDB), disse ter sido uma grata surpresa ver a comunidade em grande número na reunião. “Convocamos e vocês atenderam ao nosso chamado. Agora vamos fazer jus à confiança em nós depositada”.

Demandas

Os moradores solicitaram com urgência solução para a questão do sinal de telefonia, internet que, segundo os mesmos, é precária na região, maior atendimento no Posto de Saúde, ajuda técnica para os produtores rurais, a volta da exposição agropecuária no distrito, saneamento básico, energia elétrica, entre outros.

Além dos parlamentares acima citados, o vereador Carlos Du (PMDB) também participou das discussões em todas as salas e solicitou que a população continue participando das políticas públicas. “Eu sempre estou presente nas solenidades religiosas e algo que escuto  é um recado do Papa Francisco que agora repito a vocês: A população precisa participar ativamente da política, para fiscalizar, cobrar e construir um ambiente melhor”.

A noite contou ainda com a presença do Padre Joaquim Diogo, do vereador Ivanei de Santa Bárbara e do Presidente do Sindicato Rural, Renato Laguardia.

Na quarta-feira 27/09, a Câmara Itinerante fará plenária na Escola Municipal Yayá Moreira, no bairro Caiçaras e abrangerá as demandas de toda a região.