Mais comunidades recebem ações da Câmara Itinerante e do PPA

Escola Professor Soares Ferreira, no Centro, Escola Deputado José Bonifácio em Correia de Almeida e Escola Professor João Anastácio, no Santo Antônio abrigaram moradores que discutiram melhorias para os bairros

Durante a última semana, a Câmara Itinerante, esteve nas Escolas Professor Soares Ferreira, no Centro, Deputado José Bonifácio, Correia de Almeida e Professor João Anastácio, no Santo Antônio para discutir as demandas de cada região. As visitas fazem parte do Plano Plurianual Participativo e tem por objetivo levantar as prioridades da população em cada localidade.

Ao todo, o Presidente Odair Ferreira (Rede), convocou 11 sessões para que até o dia 20/10 toda a cidade seja atendida. “Fizemos um estudo e dividimos a cidade em 11 regiões para que possamos ouvir os moradores e saber os principais questionamentos”, disse o Presidente.

Por sua vez, o Presidente da Comissão do PPA, vereador Edson Rezende (PT), disse que a população está muito receptiva às reuniões e envolvida em solucionar os problemas das comunidades. “Nas plenárias, damos a oportunidade do povo falar, discutimos cada assunto e, logo em seguida, destacamos as prioridades”, finalizou.

Na região do bairro Santo Antônio, centenas de moradores compareceram à sessão e pediram soluções urgentes para os buracos nas ruas, a questão da falta d’água, capina e limpeza das vias, entre outros. Também presente no evento, os padres José Eudes de Carvalho e Roberto, que muito contribuíram para a divulgação do projeto.

Os encontros ocorrerão sempre das 19 horas às 21 horas

11/10 – Bairros: Carmo, Bom Pastor, Dom Bosco, Campo, Sapé, B. Jardim, Campo, Fátima, Vila do Sargento, Serra Verde. Local: SESI/SENAI.

16/10 – Bairros Funcionários, São Sebastião, Padre Cunha, Floresta, São Jorge, Nossa Senhora Aparecida, Diniz I e II. Local: Escola Estadual São Miguel.

18/10 – Bairros Grogotó, Panorama, João Paulo II, Nove de Março, Santa Maria, Vista Alegre, São Francisco, Vale das Rosas, Loschi, Rosa Park, Novo Horizonte e Santa Luzia, Cidade Verde. Local: Escola Estadual Oswaldo Fortini.

20/10 – Distritos de Jacó, Serrão, São João Batista, Violetas, Bananal, Caxambu, Patrimônio, Rosa Park, e Pessegueiro; Local: Capela Nossa Senhora das Graças – Bananal.

O que é o Plano Plurianual Municipal?

O Plano Plurianual (PPA) está previsto na Constituição Federal de 1988, e foi regulamentado pelo decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998. Trata-se de um plano que deve ser feito a cada quatro anos por todas as entidades da federação, Governo Federal, Estados e Municípios, para estabelecer diretrizes, metas e objetivos. O PPA é aprovado pelo legislativo por uma lei quadrienal, sujeita a prazos e ritos diferenciados de tramitação e que tem vigência a partir do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte.

Assim, todos os governos, inclusive os municipais, ficam obrigados a fazer um planejamento estratégico e seguir as diretrizes e metas estabelecidas no PPA. Dessa forma impede-se a descontinuidade de políticas e obras públicas de importância estratégica para a cidade, estado ou país.