Vereadores participam do 1º Fórum Gestão Municipal de Resíduos Sólidos

Objetivo do evento é incentivar cada vez mais o desenvolvimento sustentável e debater sobre soluções e alternativas para a correta gestão dos resíduos

19 de OUTUBRO de 2017 às 13h13

Os vereadores da Câmara Municipal de Barbacena, Presidente Odair Ferreira (Rede), Vânia Castro (PMDB), Joanna Bias Fortes (PDT). Edson Resende (PT) e Pastor Ewerton (PMDB) participam hoje, dia 19/10, em Belo Horizonte do I Fórum Gestão Municipal de Resíduos Sólidos.

Segundo o Presidente, vereador Odair Ferreira (Rede) “são inúmeros os problemas relativos à gestão e o gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos, composto pelos resíduos domiciliares e de limpeza urbana, de responsabilidade da administração pública municipal”.

Se por um lado, o índice da coleta desses resíduos no Estado de Minas Gerais é bastante elevado, a sua disposição final ainda é um grande problema para a administração municipal, principalmente face ao disposto na Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que estabeleceu o prazo de 4 (quatro) anos para a regularização da disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Dados

Desde agosto de 2014, está vedada a disposição em lixões, sendo prevista, ainda, a implantação da coleta seletiva, uma vez que a disposição legal estabelece que apenas os rejeitos (resíduos que não podem ser reciclados) devem ser enviados à disposição final adequada, normalmente os aterros sanitários licenciados pelo órgão ambiental.

O Fórum é promovido pelo Instituto de Referência em Resíduos – IRR e a Escola Superior Dom Helder Câmara – ESDHC.