Vereadores participam do 1º Fórum Gestão Municipal de Resíduos Sólidos

Objetivo do evento é incentivar cada vez mais o desenvolvimento sustentável e debater sobre soluções e alternativas para a correta gestão dos resíduos

Os vereadores da Câmara Municipal de Barbacena, Presidente Odair Ferreira (Rede), Vânia Castro (PMDB), Joanna Bias Fortes (PDT). Edson Resende (PT) e Pastor Ewerton (PMDB) participam hoje, dia 19/10, em Belo Horizonte do I Fórum Gestão Municipal de Resíduos Sólidos.

Segundo o Presidente, vereador Odair Ferreira (Rede) “são inúmeros os problemas relativos à gestão e o gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos, composto pelos resíduos domiciliares e de limpeza urbana, de responsabilidade da administração pública municipal”.

Se por um lado, o índice da coleta desses resíduos no Estado de Minas Gerais é bastante elevado, a sua disposição final ainda é um grande problema para a administração municipal, principalmente face ao disposto na Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que estabeleceu o prazo de 4 (quatro) anos para a regularização da disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Dados

Desde agosto de 2014, está vedada a disposição em lixões, sendo prevista, ainda, a implantação da coleta seletiva, uma vez que a disposição legal estabelece que apenas os rejeitos (resíduos que não podem ser reciclados) devem ser enviados à disposição final adequada, normalmente os aterros sanitários licenciados pelo órgão ambiental.

O Fórum é promovido pelo Instituto de Referência em Resíduos – IRR e a Escola Superior Dom Helder Câmara – ESDHC.