1ª Tarde do Outubro Rosa é sucesso na Câmara Municipal

Poder Legislativo, ineditamente, entra na luta pelo diagnóstico precoce do câncer de mama e promove encontro com mulheres

O mês de outubro é conhecido mundialmente por ser a época em que todos voltam o olhar para uma doença que afeta milhares de mulheres no mundo todo, o câncer de mama. Este ano, a Câmara Municipal também entrou na luta e realizou, nesta terça-feira, 24/10, um encontro entre as mulheres para tratar do tema. As barbacenenses foram recebidas com botões de rosas e com o símbolo da campanha.

O Presidente do Legislativo, vereador Odair Ferreira (Rede), disse que o objetivo da tarde foi unir mulheres formadoras de opinião para levar a mensagem sobre a importância da prevenção do câncer de mama ao maior número possível de barbacenenses. “Desde que pensamos na data, gostaríamos de receber no Palácio da Revolução Liberal o maior número de senhoras possível, para divulgar as causas, o diagnóstico precoce e o tratamento da doença que tanto mata no mundo”, disse.

Fundador do Núcleo do Câncer, o vereador Amarílio Andrade (PSC), fez questão de mostrar o avanço das obras do mesmo, que hoje se encontra construído, com mobiliários e faltando pouco para ser inaugurado. “São anos de luta e ajudando a cidade nessa terrível doença. Vejo muitas mulheres que passam por esse drama todos os dias e procuramos ao máximo minimizar o sofrimento. O Hospital do Câncer em Barbacena já é uma realidade e em breve estaremos de portas abertas”, finalizou.

Por sua vez, a vereadora Vânia Castro (PMDB), disse que o Poder Legislativo também tem a função de promover o conhecimento a todos. “Os números em Barbacena de CA de Mama assustam e é maravilhoso poder falar tão francamente às senhoras”.

A vereadora mais jovem do município e também engajada na causa, Joanna Bias Fortes (PDT), afirmou que este foi apenas o 1º encontro. “Iremos nos reunir sempre em torno de causas como está. O Outubro Rosa, não é uma data brasileira, ele acontece no mundo inteiro, uma vez que é cada vez mais necessário alertar as mulheres para o risco”, finalizou.

Palestras

A subsecretária de Saúde, Tatiane Puiatti, em suas palavras mostrou que hoje em dia não existe mais fila de espera para o exame mamografia. “Essa é uma vitória para a cidade, conseguimos zerar a fila e sempre que solicitado o exame é realizado rapidamente, o que faz a diferença no diagnóstico precoce. Até o momento, já realizamos mais de 600 exames”.

O momento mais esperado durante a tarde foi a palestra da mastologista Márlova Dutra Câmara, que deu uma verdadeira aula sobre o tema. Muito gentil e solidária a causa, a médica falou sobre sintomas, prevenção e tratamento da doença. Márlova ainda deu dicas e falou de estudos que mostram caminhos para evitar o mal. “Estar aqui hoje e poder falar a uma plateia de formadoras de opinião é sempre gratificante. Quero dizer a vocês que cuidem da alimentação, do corpo com a prática de atividades físicas e do emocional, fatores que podem contribuir para um diagnóstico de câncer”.

“Acima de tudo, preciso dizer que a qualquer sintoma procurem rapidamente um especialista. Sugiro que os exames de mamografia e ultrassonografia das mamas, sejam realizados de 6 em 6 meses. Além disso, sou uma defensora do auto exame. As mulheres precisam estar atentas a qualquer mudança nos seios. Agradeço a Câmara Municipal pelo convite de poder expressar o tema de maneira tão saudável e benéfica”, afirmou.

Presenças e Patrocinadores

A tarde ainda contou com a presença do vereador e médico Edson Resende (PT), da ex-prefeita de Barbacena, Danuza Bias Fortes, da vice-prefeita Ângela Kilson, secretárias municipais, militares da Epcar, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, representantes da Guarda Municipal, da Delegada de Mulheres Flávia Murta e da Delegada de Polícia, Fátima Campos, professora, enfermeiras, entre outras.

A Câmara Municipal agradece aos patrocinadores e apoiadores do evento: vereador de Belo Horizonte, Doorgal Andrada (PSD), do ex-vice-prefeito Professor Mário Raimundo de Melo, Casa das Flores, Chocolateria Feito Por Mim, Essência das Flores, Doceria Delicias da Léa, Cacau Show e Valteíse Silva.