Vereadores visitam empresa multinacional Saint Gobain

Parlamentares conferiam de perto os investimentos em Meio Ambiente, segurança dos funcionários e a responsabilidade social

Após um requerimento do vereador Edson Resende (PT), que solicitou uma visita à empresa multinacional Saint Gobain, os vereadores estiveram na sede da mesma, na tarde da última quarta-feira, 25/10, para conhecer e sanar diversas dúvidas da população.

Os edis foram recebidos pelo Gerente de Recursos Humanos -Fábio Gonçalves, que explicou a matéria-prima produzida na fábrica, o Carbeto de Silício, suas formas de apresentação e os valores da empresa.

Recebidos também pelo Diretor Geral das Américas - Wiltson Varnier, que apresentou a Saint Gobain e sua relação com Barbacena. “Hoje contamos com 80 anos de Brasil. Em Barbacena, temos 220 funcionários e daqui saem materiais para o mundo todo. Para nós é muito importante cuidar com carinho da cidade que nos acolheu e investir na mesma”, disse.

Segundo Wiltson, por ano, o faturamento da empresa na cidade chega a 200 milhões. A indústria investe muito em segurança que é tratada com rigor e em cuidados com Meio Ambiente. “Temos um controle rígido de segurança e por duas vezes ganhamos um cobiçado prêmio na área, além disso, buscamos todos os dias minimizar os danos com poluição e procuramos investir em estudos que nos ajudam a melhorar a qualidade do ar na cidade.

Odores

Ainda segundo o empresário, a Saint Gobain sabe das reclamações da população em relação aos fortes odores por parte do fornos que a empresa possui. Para isso, há na cidade diversas pessoas que possuem o dever de ajudar a empresa a controlar o problema, alertando os dias em que a situação está mais forte.

“Sempre que recebemos reclamações relacionadas ao mal cheiro, o nosso responsável pela Segurança e Meio Ambiente, vai pessoalmente ao bairro com o equipamento capaz verificar o odor e comprovar se está vindo de nossa fábrica. Esse é o nosso dever e solicitamos que a população nos revele sempre qual bairro ou localidade o odor está mais forte, ligando para a empresa e deixando sua reclamação. Somos conscientes da situação e, quero dizer, que fazemos o possível para reduzir o problema, que ainda não foi totalmente possível”, disse.

O Diretor também afirmou, que embora o cheiro seja insuportável, o mesmo não traz riscos para a saúde. “Prova disso é que nossos funcionários, principalmente àqueles que ficam mais perto dos fornos, são anualmente avaliados com exames toxicológicos e outros”.

Árvores

Ao final do encontro, os vereadores foram convidados a plantar uma árvore no espaço da indústria, momento de grande descontração e aprendizado para todos. O Presidente da Câmara, vereador Odair Ferreira (Rede), em nome do Poder Legislativo, agradeceu a oportunidade de conhecer melhor a fábrica e sanar importantes dúvidas.

A reunião também foi acompanhada pelos executivos, Diretor Comercial- Thiago Barros, Diretor Industrial – Luiz Carlos Moreira, Responsável de Segurança e Meio Ambiente, Eduardo Fermo e coordenadora de Recursos Humanos – Veridiana Mariano.

Os parlamentares que participaram da visita, além dos já citados: vereador Flávio Maluf (PV), Amarílio Andrade (PSC), Pastor Ewerton Horta (PMDB), Vânia Castro (PMDB), Joanna Bias Fortes (PDT), Nilton Cézar (PSB) e José Newton Faria (PSL).