Câmara promove noite do Novembro Azul

O médico urologista Rafael Castro Ferreira realizou palestra e falou da importância e cuidados com a saúde do homem

Por Helen Oliveira

Mais uma ação inédita da atual gestão e de todos os parlamentares da Câmara Municipal que promoveu na noite da última sexta-feira, 24/11, um Coffe Break com os homens para tratar do câncer de próstata e da saúde do sexo masculino, ações do Novembro Azul.

O presidente Odair Ferreira (Rede), abriu a reunião dando boas-vindas aos presentes. “Sabemos da necessidade de conscientizar os homens sobre o risco do câncer de próstata, acabar com o preconceito em relação ao exame. Estramos muitos honrados em receber aqui, formadores de opinião e que, com certeza, levarão nossa mensagem a todos os demais”, disse.

A Cia de Teatro Iverte realizou uma brilhante encenação sobre a resistência dos homens em consultas médicas e como a família deve ajudar nesse processo.

O vereador Amarílio Andrade (PSC) falou das obras do Núcleo do Câncer e de seu empenho para que este esteja em funcionamento o mais breve possível. “O câncer de próstata é tão grave quanto os demais. Já atendemos no Núcleo diversos pacientes com a doença, infelizmente muito deles a descobriram tarde. Estamos aguardando investimentos do Governo Estadual e Federal para colocar o Núcleo em pleno funcionamento”, disse.

Palestra

Doutor Rafael Castro Ferreira, renomado urologista no munícipio, iniciou suas palavras solicitando aos homens menos preconceito e mais seriedade, para uma doença que, até o momento, já conta com mais de 61.000 novos casos. Em suas palavras, o médico explicou com detalhes os tratamentos e as possibilidades de cura. “Homens que tenham casos da doença na família, devem procurar um médico e começar os exames mais cedo, com cerca de 45 anos. Os demais, devem fazer seus exames anualmente, a partir dos 50 anos”, disse.

“Como em todos os tipos de câncer, a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento são o melhor caminho. Quando descoberto tardiamente, as consequências são sérias e o paciente sofre muito. Peço a todos atenção nos hábitos alimentares, cuidados com a obesidade e a qualquer sinal procurar um especialista rapidamente”, avisou.

Vereador pelo PT, Dr. Edson Rezende, fez questão de compartilhar com todos sua experiência com o problema. “Quero testemunhar a fase em que passei por essa terrível doença, câncer de próstata. Tratei no tempo correto e fiquei curado. A doença é assustadora e não podemos fugir dela. Devemos ficar atentos aos sintomas e fazer sim, o tão temido exame de toque. Ele é o mais preciso no diagnóstico”, relatou.

Presente na cerimônia, o Prefeito Luís Álvaro, agradeceu e elogiou à Câmara Municipal pela iniciativa. Além das autoridades acimas citadas, destacamos a presença dos vereadores: José Jorge Emídio (PDT), Milton Roman (PHS), José Antônio Magri  - Tanjão (PRB), José Nweton Faria (PSL), Carlos Du (PMDB), presença do comandante da Epcar, Brigadeiro José Aguinaldo Moura; Ten. Cel Bruno, comandante do GAP, delegados Saulo Prado e Colimar Braga; Diretor da Unipac, José da Silva Filho, entre outros.