Vereadores participam de inauguração da Base Policial Setor 1

Diversos parlamentares foram homenageados pelo envolvimento na causa

21 de DEZEMBRO de 2017 às 14h00

Fechando o planejamento de segurança para Barbacena, na noite de ontem, 20/12, aconteceu a inauguração da base Policial do Setor, localizada na Praça dos Andradas, no Centro da cidade.

A base foi construída após o envolvimento da comunidade local, empresas e instituições, a Prefeitura de Barbacena, Vereadores e a Polícia Militar. A solenidade teve a presença de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas e foi antecedida por uma Santa Missa no Santuário da Piedade. Diversos vereadores foram homenageados pelo envolvimento na causa, entre eles o Presidente da Câmara, Odair Ferreira (Rede), o Pastor Ewerton Horta (PMDB) e Nilton Cézar de Almeida (PSB).

Odair Ferreira destacou a importância das bases para a cidade. “Já sentimos uma diferença significativa na segurança, tanto nos bairros e agora no Centro. Os moradores estão mais seguros e isso é muito bom. Parabenizo a Prefeitura, a Polícia Militar e todos os envolvidos na ação”, disse.

O prefeito Luis Álvaro agradeceu a todos os segmentos envolvidos na concretização de mais uma base de Setor. ''Graças às parcerias, conseguimos realizar este projeto. É uma demonstração de que, quando se quer, faz. Barbacena já é considerada uma das cidades mais seguras de Minas Gerais”.

O  comandante da 13ª da Polícia Militar, coronel PM Jesus Milagres, destacou que, em 2011, a semente foi plantada em Barbacena. ''Demorou um pouco, mas hoje colhemos, graças à parceria incondicional da Prefeitura, do Poder Legislativo, das pessoas e instituições que acreditaram. Isso é fruto de um projeto de Polícia Comunitária, em que levamos para as pessoas uma referência da nossa atividade''.

História

Esta foi a terceira base instalada apenas em 2017: a primeira foi na Praça da Rua Bahia, em março, a segunda na Penha, em setembro, e agora a terceira, no centro da cidade, fechando o ciclo de atendimento às quatro regiões de Barbacena, já que, em 2016, o Setor 2, no Santo Antônio, foi reinaugurado.

A nova base fica em ponto estratégico, atrás do Ouro Verde. O projeto foi doado pelo arquiteto Guto Costa e, entre suas características, está a visão em 360º. A Guarda Municipal também fará uso do local, com o objetivo de fortalecer a segurança na região.

Após a inauguração, houve a chegada do Papai Noel, que recebeu as crianças na base do Setor, e, em seguida, o Auto de Natal, com a participação de alunos do Conservatório Municipal Heitor Villa-Lobos, Museu Georges Bernanos e Banda de Música do 9º Batalhão. A Câmara Municipal teve papel fundamental para realização deste evento.

Com informações do site da Prefeitura Municipal