Representantes e alunos do instituto Olhar Down participaram da sessão da Câmara Municipal na noite desta terça-feira

Dia Mundial da Síndrome de Down é comemorado todo dia 21/03

21 de MARÇO de 2018 às 14h26

A Câmara Municipal de Barbacena recebeu a visita dos representantes do Instituto Olhar Down de Barbacena e outras instituições, que visam à defesa e conscientização da população em respeito aos portadores da Síndrome de Down. O instituto foi criado em novembro de 2013 pela idealizadora do Projeto Samila Monna Lisa que na época, deu a luz a sua filha que nasceu com a Síndrome de Down. Na oportunidade estiveram presentes a representante do IOD – Instituto Olhar Down Valéria Esteves, a representante da Escola Municipal Maria do Rosário Pollyanna Souza e a representante do APAE de Barbacena Zulmira Esteves.

O Dia Mundial da Síndrome de Down é comemorado todo o dia 21 de março de cada ano e dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.

Em Barbacena está tramitando na Câmara Municipal o PL 017/2018 protocolado no último dia 22/02 que “Cria o Dia Municipal da Síndrome de Down no âmbito do Município de Barbacena” de autoria do Vereador José Jorge Emídio.