Sessão solene vai homenagear dia internacional da mulher

22 de JULHO de 2013 às 16h37

Desde a criação da Lei 4029 de 2007, a Câmara Municipal se reúne solenemente para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Agora, em 2013, mais uma vez os vereadores, na qualidade de representantes do povo de Barbacena, estarão homenageando diversas mulheres que têm uma história de vida e legado de dedicação à sociedade , como um todo. Esse ano, porém, devido a a um Laudo Técnico do Corpo de Bombeiros de Barbacena, a Sessão não poderá ser realizada nas dependências da Câmara Municipal. 
 O Presidente da Casa, vereador Amarílio Andrade, disse que “em razão das evidências apresentadas pelo Corpo de Bombeiros e, após reunião  com os membros da Mesa Diretora e demais vereadores, dentro do bom senso, entendemos que o Dia Internacional da Mulher não poderia passar em branco, mesmo porque há que se fazer cumprir a Lei 4029/07 e, para garantir a segurança das homenageadas e convidados, achamos por bem realizar a cerimônia no Salão Ouro ( salão de convenções ) do Master Plaza Hotel”. Desta forma, a Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, será realizada no dia 08 de março, às 19h30, no Master Plaza Hotel 

HOMENAGEADASCumprindo os trâmites regimentais, cada vereador apresentou requerimento no qual indicava o nome da cidadã barbacenense a ser homenageada, ficando assim referendadas as seguintes homenagens:

AMARÍLIO AUGUSTO DE ANDRADE

 

ANA CRISTINA PEQUENO VELOSO

CARLOS ALBERTO SÁ GRISE

 

JEANNE D’ARC ALENCAR DA CUNHA

CARLOS ROBERTO BATISTA

 

ELIANE DE PAULA ROCHA

FLÁVIO BARBOSA DA SILVA

 

MARLENE ESTEVÃO DE FREITAS ANES

FLÁVIO MALUF CALDAS

 

TÂNIA MARIA GONÇALVES QUINTÃO SANTANA

GRACIA MARIA ARAÚJO GOMES

 

LEDA DA ROCHA FORTES NASCIMENTO

ILSON GUILHERME DE SÁ

 

ROSILANE DOS ANJOS MARQUES

LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA

 

IRENE BARBOSA MOREIRA

MARCIO ZEFERINO FERREIRA

 

GERALDA DAS GRAÇAS ZEFERINO

MARILENE DE ALMEIDA FRANCO

 

MARIA MANOELINA VIEIRA FRANCO

RONALDO BRAGA

 

ANNA LYGIA PENNA MACHADO - NAZINHA

TADEU JOSÉ GOMES

 

DOLORES MOREIRA LOPES

VANIA MARIA CASTRO

 

MARIA DA GLÓRIA CHINELATE GABRIEL

    
HISTÓRIA
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
 No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
 Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
 Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.(fonte wikipedia).