PARLAMENTO JOVEM LANÇADO EM BARBACENA

05 de ABRIL de 2019 às 16h24

Na noite de quarta-feira, 4 de abril, a Câmara Municipal de Barbacena realizou a Sessão Especial de lançamento do Parlamento Jovem de Minas, Pólo Vertentes. O presidente da Câmara, vereador Amarílio Andrade (PSC) conduziu a abertura dos trabalhos e formação da Mesa. Em sua saudação aos presentes, Amarílio Andrade destacou a grande relevância do projeto desenvolvido pela Assembléia Legislativa de Minas que “prioriza a participação da juventude na realidade política de forma clara, técnica e objetiva”.

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política, voltado aos estudantes do ensino médio, de iniciativa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, realizado em parceria com as Câmaras Municipais participantes. O programa cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual, visando estimular a formação política e cidadã dos estudantes, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular.

Barbacena participa pela primeira vez do Projeto. Segundo o vereador Carlos Dú (MDB), um dos articuladores do evento em Barbacena, “ não adianta ser ativista apenas em rede social, o jovem precisa ser protagonista da mudança e o Parlamento Jovem é uma grande oportunidade para que o jovem discuta e apresente idéias inovadoras”.

O vereador Ewerton Horta Júnior (MDB), que ao lado de Carlos Dú (MDB) trouxe o projeto para Barbacena, disse que o Parlamento Jovem é uma vitória para a Câmara e para os jovens. “No Parlamento Jovem vamos fazer se transformar em política pública as demanda a serem apresentadas pelos jovens. Todas as sugestões dos participantes serão levadas para  debates nas etapas  regional e Estadual”, destacou o vereador Ewerton Horta Júnior (MDB)

O Pólo Vertentes do Parlamento Jovem está sediado na cidade de Carandaí, já a coordenação do Projeto está  baseada na cidade de Alfredo Vasconcelos. Thiago Silva, Coordenador Regional do Pólo Vertentes,  fez a apresentação, por slides, de toda a sistemática que envolve o Parlamento Jovem. A cada ano, um tema de relevância social e de interesse dos jovens, que é sugerido pelos próprios alunos participantes do programa, é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debate e reflexão. O tema de 2019 é 'Discriminação étnico-racial'.

Marcos Lacerda, estudante em Carandaí, falou sobre sua experiência no Parlamento Jovem em 2018. Destacou que o tema em discussão, 'Discriminação étnico-racial', leva a uma importante reflexão política e social sobre a realidade vivida no país. “ Existe muito preconceito em relação a questões étnicas e raciais em nossa sociedade. A participação do jovem na tomada de decisões políticas, apresentando sugestões para debate no Parlamento Jovem, é fator primordial para a mudança de comportamento da sociedade”, disse Marcos Lacerda.

Durante o encontro estiveram presentes ainda  os vereadores Milton Roman (PHS), Odair Ferreira (REDE), Glauber Milagres Gava(PMB) e Thiago Martins(PT). Marcaram presença, também, diretores e alunos das escolas estaduais José Bonifácio(Escola Normal), Teobaldo Tollendal, Professor Soares Ferreira(Estadual),  Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Presentes ainda Dr. Alberto Vargas, Presidente da OAB Jovem; Tenente Andrade, representando a 13RPM, Jaime Luciano do Grupo Brasil Verde, Sub Tenente Aparecida Almeida de Carvalho, Monitora do Colégio Tiradentes/ Barbacena; Marisa Antônia de Faria Pereira, Diretora da Escola Normal; Dr. Francisco Ferreira Neves, representando Instituto Federal.