SESSÃO SOLENE NA CÂMARA EMOCIONA HOMENAGEADOS E PÚBLICO PRESENTE

18 de MAIO de 2019 às 16h23

 

Solene. Definitivamente, Solene. Desta forma pode ser adjetivada a Sessão Solene realizada na Câmara Municipal, na ultima sexta-feira, 17. De iniciativa do Vereador Amarílio Andrade, com aprovação unânime dos demais vereadores, a Câmara Municipal realizou a Cerimônia de Outorga da Medalha da Ordem do Mérito Legislativo Municipal, honraria concedida a personalidades físicas ou jurídicas que tenham se tornado merecedoras do especial reconhecimento do povo de Barbacena, através da Câmara Municipal. O Plenário da Câmara Municipal ficou totalmente tomado durante o evento. Personalidades de diversas áreas da sociedade compareceram para prestigiar a outorga das homenagens, destacando-se entre elas o Prefeito Municipal de Barbacena, Luis Álvaro Abrantes Campos; Doutor Luis Marcelo Cabral Tavares, do Partido Novo, Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Saúde, Dr. Carlos Eduardo Amaral, a quem representou; Drf. Carlos Capristrano, Delegado Chefe do 13º Departamento de Polícia Civil em Barbacena; Angela Kilson, Vice-Prefeita; Doutor Cláudio Luciano Valença Mota, Representando a Câmara Portuguesa de Comércio do Brasil em Minas Gerais; Doutora Lenira de Castro, Promotora de Justiça e Dr. José Orleans da Costa, Secretário Municipal de Saúde, representando os demais Secretários. A Polícia Militar se fez representar pela Tenente Vera Lúcia . Também foram registradas as presenças dos vereadores Flávio Maluf Caldas, José Jorge Emídio e Milton Roman,Vice-Presidente, Secretário e Tesoureiro da Câmara, respectivamente. Ao ato solene estiveram presentes também os vereadores Glauber Milagres Gava, José Newton de Faria, José Antonio Nunes Magri(Tanjão) e Professor Nilton César. O Centro de Atendimento de Portadores de Câncer de Barbacena foi representado pelo seu Presidente Rafael Andrade.

COMANDANTE DA EPCAR, MAURO BELLINTANI AGRACIADO COM A MEDALHA MÉRITO LEGISLATIVO_ GRAU GRANDE MÉRITO

Aproveitando as comemorações dos 70 anos de criação da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena, o vereador Amarílio Andrade agraciou o Comandante da Instituição, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, com a Ordem do Mérito em seu Grau Grande Mérito. 'Não se fala da história de Barbacena sem inserir no contexto a importância da Epcar, como formadora de cidadãos. Esta homenagem que a Câmara presta ao Brigadeiro Maruro Bellintani, uma pessoa querida por todos nós, é o reconhecimento do povo de Barbacena ao Ilustre Comandante e a tudo que representa a Escola Preparatória para Barbacena e o país', destacou Amarílio Andrade. Como parte das homenagens, a Câmara Municipal, pelas mãos da Senhora Rosângela Ferreira, esposa do Presidente Amarílio Andrade, ofertou uma Orquídea à Senhora Adriana Bellintani, esposa do Brigadeiro Mauro Bellintani.

DIRETOR GERAL DA SIKA BRASIL, LUIZ EDUARDO PAMPLONA MARTINS PEREIRA, TAMBÉM AGRACIADO COM A MEDALHA ORDEM DO MÉRITO, GRAU GRANDE MÉRITO

A empresa Sika Brasil, Carbeto de Silício, sucessora da Saint Gobain está completando 40 anos em Barbacena. É um divisor de águas na economia do município na geração de empregos e de impostos. 'A Câmara Municipal ao homenagear o Dr. Luiz Eduardo presta a ele e à empresa o reconhecimento do povo de Barbacena por todos estes anos que vêm contruibuindo para o crescimento da cidade e região. Destaco que, não bastassem estes dados, a Sika Brasil é a que mais contribui com as entidades de Assistência Social, filantrópicas e culturais, pois várias entidades só não fecharam suas portas porque tiveram o apoio da empresa. Um grande exemplo é o Centro de Atendimento aos Portadores de Câncer que com a juda da Sika Brasil, há mais de uma década, vem tentando se manter e, só não está funcionando a pleno vapor porque ainda depende de acertos entre os Governos de Estado e Municipal', disse Amarílio Andrade. Durante a entrega da honraria ao Dr. Luiz Fernando, foi ofertada uma Orquidea à Sra. Veridiana Mariano Marques, Cooredanadora de Recursos Humanos da Sika, pelas mãos da Sra. Maria Aparecida Roman, esposa do vereador Milton Roman, como forma de reconhecimento do Poder Legislativo.

JUIZ DE DIREITO, AUGUSTO VINÍCIUS FONSECA DA SILVA RECEBE A MEDALHA ORDEM MÉRITO LEGISLTATIVO, GRAU MÉRITO ESPECIAL

A Magistratura Barbacenense foi honrada na noite Solene. Também de autoria do Vereador Amarilio Andrade, o Legislativo agraciou com a Medalha do Mérito, Grau Mérito Especial, o Dr. Augusto Vinícius Fonseca e Silva, Juiz de Direito, com atuação no Juizado de Pequenas Causas em Barbacena. O Vereador Amarílio Andrade destacou que, 'apesar de muito jovem, Dr. Augusto Vinícius já é autor de várias obras literárias no campo do Direito. Tem um atuação destacada e relevante, juntamente com sua equipe, no trato com as pessoas e nas demandas jurídicas que lhes são delegadas'. Também a esposa do Dr. Augusto Vinícius, Senhora Karen Fonseca, recebeu das mãos da vice-prefeita Angela Kilson, uma Orquídea.

CIA ELAS POR ELAS E ROTUNDA DERAM UM TOQUE DE CLASSE À SESSÃO SOLENE

Não bastassem os momentos de emoção durante a entrega das honrarias, a Sessão Solene teve momentos de grande envolvimento artístico- cultural. A Cia Elas por Elas e Rotunda, sob a direção de Cláudia Vale e Bárbara Kelmer deram um verdadeiro brilho ao evento. 'Uma apresentação jamais vivenciada no Plenário do Palácio da Revolução Liberal', foi a frase usada por todos os presentes a Solenidade. Interpretando músicas expressivas da MPB, como Carinhoso por exemplo, e uma versão com diferentes inserções de samba e bossa nova para o Hino Nacional os integrantes das duas companhias deixaram homenageados, vereadores e público presente extremamente emocionados.

ORADOR OFICIAL DA NOITE DESTACA A IMPORTÂNCIA DOS HOMENAGEADOS

Na qualidade de autor das homenagens e Orador Oficial da Noite Solene, o vereador Amarílio Andrade, Presidente da Câmara, em um breve discurso, discorreu sobre a importância de cada homenageado. Referindo-se ao Brigadeiro do Ar, Mauro Bellintani, Amarílio Andrade destacou o período em que ele passou em Barbacena como aluno na Epcar, retornando agora como Comandante da Escola que completa 70 anos de atividades na cidade. Dirigindo-se ao Dr. Luiz Fernando, Diretor Geral da Sika Carbeto de Silício, Amarílio enfatizou que a homenagem pessoal a ele prestada era, por conseguinte, estendida à empresa que há 40 anos vem se dedicando ao progresso de Barbacena na área do Carbeto de Silício, na geração de empregos e na parceria com as entidades filantrópicas. Saudando o Juiz de Direito, Dr. Augusto Vinícius, o vereador Amarílio Andrade afiançou a honradez e determinação com as quais ele vem desempenhando seu trabalho no Judiciário. Amarílio Andrade saudou ainda a presença do Dr. Luiz Marcelo Carbral, do Partido Novo, e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Saúde, Dr. Carlos Eduardo Amaral, solicitando ao mesmo que, juntamente com o Executivo Municipal, envide esforços no sentido de que sejam providenciados aportes necessários à construção do Segundo Módulo do Centro de Atendimento aos Portadores de Câncer de Barbacena e, principalmente, que sejam concluídos os convênios específicos para que o Modulo I da entidade, que está pronto há mais de 4 anos, funcione a pleno vapor. 'O câncer já é a segunda maior causa de óbitos em Barbacena e região. A doença não espera. Por esta razão, os entraves burocráticos que atrasam a entrada em funcionamento efetivo do Módulo I, precisam ser vencidos com rapidez e agilidade, para que a doença não seja mais rápida que a burocracia', afirmou Amarílio Andrade.

EM NOME DOS HOMENAGEADOS BRIGADEIRO BELLINTANI AGRADECEU A HONRARIA

Visivelmente emocionado, o Comandante da Escola Prepartória de Cadetes do Ar, Brigadeiro Mauro Bellintani, falou em nome dos homenageados. 'Esta homenagem tem um sentido muito especial. Estou, orgulhosamente, vivendo um dos momentos inesquecíveis de minha vida, comandando a Escola Preparatória de Cadetes do Ar . E, neste momento importante e significativo que me apego à memória e à história, para rememorar o ano de 1984, quando desembarquei pela primeira vez em Barbacena. Hoje, retornando, após 35 anos, ao seio de onde começou minha carreira na Força Aérea Brasileira, sinto a mesma forma acolhedora. Proclamo minha mais sincera admiração por esta maravilhosa cidade'disse o Comandante. De forma especial agradeceu ao vereador e Presidente da Câmara Amarílio Andrade, de forma estendida aos demais vereadores, a Homenagem do povo de Barbacena. Por outro lado, destacou a importância da Sika Carbeto de Silício no cenário empresarial da cidade e enfatizou, também, a relevância do trabalho desenvolvido pelo Dr. Augusto Vinícius à frente do Juizado de Pequenas Causas em Barbacena. O Birgadeiro Mauro Bellintani falou ainda sobre os 70 anos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena. 'Todos estes anos vêm provar que em 1949 aqueles que escolheram Barbacena para sediar a Escola de Aeronáutica, estavam corretos. O tempo veio provar que tinham razão aqueles que tão bem escolheram Barbacena para sede, porque aqui há, verdadeiramente, um congraçamento salutar de camaradagem e compreensão entre a população da cidade e o pessoal da Escola com Barbacena e seu povo e, com Barbacena a Escola Preparatória divide suas glórias', concluiu o Comandante Bellitani.