Realizada no mês de abril passado, a Feira de Troca de Livros e Saber, em sua 2ª edição, foi coroada de êxito. Esta movimentação cultural, intelectual e social surgiu a partir de um Projeto de Lei de autoria da Vereadora Vânia Castro, em 2013, que foi aprovado pelos vereadores e sancionada pelo Executivo, tornando-se a Lei nº 4.521 de dezembro de 2013. Dentre os principais objetivos da Feira estão a divulgação, incentivo e valorização tanto do livro quanto da leitura, promovendo a substituição de livros usados, oferecendo oportunidade de renovação e atualização de acervos de bibliotecas públicas e particulares, e incentivando a relação de trocas. Segundo a Lei, a Feira de Troca de Livros e Saber deve acontecer sempre ao ar livre, no Jardim Municipal e no dia, ou data próxima, do 23 de abril, “Dia Mundial do Livro”, sob organização da Prefeitura por intermédio dos órgãos competentes em parceria com as bibliotecas municipais, estaduais, universitárias e demais instituições educacionais públicas , privadas e culturais do Município. Este ano a proposta apresentada pela vereadora Vânia Castro e elaborada em parceria com a psicopedagoga escritora Eliane Resende Ribas, teve como tema “Uma cidade de leitores sabe formar e dar opinião”.
Em uma primeira etapa, foi realizado o concurso de “Projeto de Leitura” que aconteceu nas escolas da rede municipal, estadual e particular, executado no período de 15 a 30 de abril. Num segundo momento, a feira livre para doação e troca de livros . Segundo a vereadora Vânia Castro, cerca de 1.200 livros, de diferentes linhas culturais, circularam durante a feira. “ Só em meu gabinete conseguimos reunir 687 títulos que foram doados pela Biblioteca Pública Municipal, pela SEDEC e por centenas de pessoas que abriram mão de seus preciosos livros para compartilhá-los, numa demonstração de apoio à iniciativa. Além disso, durante a feira foram trocados ou registrados mais de 520 outros títulos, totalizando, desta forma, mais de 1.200 livros que circularam durante a feira”, confirmou a vereadora. Também participaram 6 (seis) escritores da região numa 'Manhã de autógrafos: Berg Borazzi, Carla Cruz, Eliane Resende Ribas, Evandro Aléssio, Fred Furtado, George Loez e D. Totoca - com 101 anos e muita energia para autografar e conversar com as pessoas.
DESTAQUES DO CONCURSO “ PROJETO DE LEITURA” SERÃO HOMENAGEADOS.
Paralelamente à 2ª Feira de Troca de Livros e Saber, foi instituído o Concurso “Projeto de Leitura”, que contou com a participação de alunos de escolas das redes estadual, municipal e privada, cujo objetivo é incentivar a leitura. Cerca de 30 projetos foram desenvolvidos e apresentados para análise de uma Comissão Organizadora incumbida de julgar todo o material. “Foi fantástico. Todas as escolas participantes do Concurso “ Projeto de Leitura”, desenvolveram projetos incríveis e que são dignos de serem premiados. Foi uma missão difícil chegar aos grandes destaques do Concurso”, disse a Vereadora Vânia Castro.
Para fechar com chave de ouro o evento a Câmara Municipal estará se reunindo em Sessão Especial , no dia 03 de junho, a partir de 19h, para homenagear as escolas que se destacaram. “ É uma imensa alegria ver esse projeto chegar ao fim, tendo sido abraçado por tantas instituições de ensino de Barbacena, afirmou Vânia Castro.