SOLENIDADE HOMENAGEIA FACULDADE DE MEDICINA E EMPRESAS BARRACA E CIDADE DAS ROSAS

25 de JUNHO de 2019 às 16h22

Na noite do dia 24, reunida em Sessão Solene, a Câmara Municipal prestou homenagens à Faculdade de Medicina de Barbacena pelos 48 anos de atividades em Barbacena. Na mesma noite foram homenageadas também as Empresas Barraca e Cidade  das Rosas, no ramo transporte coletivos, por completarem 52 e 32 anos, respectivamente. As  Placas comemorativas foram concedidas pelo Legislativo Municipal a partir de Decretos Legislativos 884 e 885/2019, de autoria do Vereador Odair Ferreira(Rede), aprovados pelos demais vereadores. Por indicação do vereador Amarílio Andrade(PSC), Presidente da Câmara , acompanhado pelo vereador Odair Ferreira (Rede) receberam  Moções de Congratulação os Bombeiros Militares de Barbacena que atuaram nas buscas em Brumadinho. Estiveres presentes os vereadores José Jorge Emídio (PDT), Glauber Milagres Gava(PMB) e Professor Nilton Cézar  de Almeida(PSB). Na qualidade de Orador da Cerimônia o vereador Odair Ferreira, em seu pronunciamento, destacou que as empresas Barraca e Cidade das Rosas  “cumprem um papel importante no transporte público municipal e  intermunicipal, levando à população conforto e qualidade nos serviços prestados, com  total segurança para os usuários que utilizam dos serviços das empresas durante todos esses anos”.  A Empresa Barraca teve a primeira linha de ônibus fazendo o percurso  Barbacena/Alto Rio Doce há 52 anos. As duas empresas dirigidas e implantadas em Barbacena por Jair da Fonseca Pinto, cujo trabalho é seguido pelo filho Jair da Fonseca Pinto Junior, são responsáveis por geração de empregos  em Barbacena e região. “ Não há como negar a importância das duas empresas na geração de empregos  em nossa região. Hoje, sem dúvida alguma, podemos dizer que sem estas duas empresas Barbacena teria muitas dificuldades na manutenção de inúmeras famílias, pois a oportunidade de emprego oferecida pelas empresas faz com que muitos barbacenenses tenham condições de se manterem, sem precisar se dirigir a outros postos de empregos fora da cidade”, afirmou Odair Ferreira.  Ainda na Tribuna, o vereador Odair Ferreira (Rede) exaltou os 48 anos da Faculdade de Medicina. “Ao longo de sua existência, a Faculdade Medicina de Barbacena se destaca por formar médicos generalistas, qualificados para prestar assistência integral à comunidade, firmando-se como uma instituição de ensino médico, comprometida com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões” , afirmou Odair Ferreira(Rede). O vereador prestou homenagem também aos Bombeiros Militares que estiveram participando das buscas por vítimas da tragédia de Brumadinho.  Na qualidade de representante da Faculdade de Medicina de Barbacena e falando em nome dos demais homenageados,  o seu diretor, Dr. Marco Aurélio Bernardes enfatizou a importância das Empresas Barraca e Cidades das Rosas no fomento da economia do Município e apresentou também suas congratulações para com os Bombeiros Militares que foram homenageados . Quanto a Faculdade de Medicina disse que “era motivo de grande orgulho estar à frente de uma entidade tão importante na área médico  educacional, na qual estudou, e que forma profissionais médicos do mais alto gabarito, com espírito humano”. Citou o professor Bonifácio Andrada que em 1969 idealizou a chegada de uma Faculdade de Medicina em Barbacena.

Na mesma Sessão Solene foram homenageados, por indicação do vereador Odair Ferreira (rede) os catequistas da Paróquia da Penha,  Núbia Márcia de Sá, Márcia Aparecida Mendes de Sá e Murilo Oliveira Silva, este com mais de 30 anos dedicados à catequese.

A Mesa de Honra da Cerimônia contou ainda com as presenças do vereador licenciado Ilson Guilherme de Sá (Tererê) atual Secretário Municipal de Agricultura; Tenente BM  Márcio José Bruck , do Corpo de Bombeiros; Dr. Marco Aurélio Bernardes Carvalho, Diretor da Faculdade de Medicina;  Jair da Fonseca Pinto representando as Empresas Barraca e Cidade das Rosas; Thiago Romero, representando a Sika Brasil e Dra. Ana Elisa Possas Nogueira, representando a OAB/Barbacena.