CÔNSUL DE PORTUGAL HOMENAGEADO PELO LEGISLATIVO

01 de JULHO de 2019 às 15h57

Na noite de sexta-feira, 28, a Câmara Municipal, por indicação do vereador Amarílio Andrade (PSC), Presidente do Legislativo e do Conselho Permanente da Medalha,  homenageou o Cônsul de Portugal em Minas Gerais, Dr. Rui Nuno Oliveira de Almeida. O Diplomata foi galardoado com a Medalha do Mérito Legislativo, grau Grande Mérito. Durante a Sessão Solene a Senhora Teresinha Madalena Branco Rodrigues foi  empossada como Representante em Barbacena da Câmara Portuguesa de Comércio do Brasil em Minas Gerais. Estiveram presentes à Cerimônia os vereadores Flávio Maluf Caldas, José Jorge Emídio, Pastor Ewerton Horta Junior, Glauber Milagres Gava, Professor Nilton Cézar e Odair Ferreira. No momento de galardoar o Cônsul com a insígnia do Mérito Legislativo o Presidente Amarílio Andrade foi acompanhada pelo Sr. Marcelo Cabral, Chefe de Gabinete do Secretário de Estado de Saúde e que, na oportunidade, representou também  Romeu Zema(Novo), Governador de Minas Gerais.

Como autor da proposição  e Orador Oficial da noite,  o vereador Amarílio Andrade destacou em seu pronunciamento fatos históricos e marcantes vividos em Barbacena e, mais precisamente, no Palácio da Revolução Liberal. “Este prédio é a sede do Poder Legislativo desde 1791. No Plenário desta Casa em 10.06.1842, foi empossado o Barão de Cocais.  Aqui também se reuniram nossos antepassados por ocasião da Inconfidência Mineira, Criação da Vila de Barbacena e foram dados os primeiros passos para a Revolução de 1930 e 1932. Destaco ainda que os Imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II também visitaram Barbacena e no Plenário da Câmara onde, nesta data, o Cônsul Rui Nuno de Oliveira Almeida recebe a insígnia do Mérito Legislativo, se dirigiram aos Barbacenenses da época”, enfatizou Amarílio Andrade. Ainda na Tribuna, Amarílio Andrade registrou inúmeras autoridades que passaram pela Casa e citou a oportunidade que teve de homenagear Dr. Tancredo Neves cujo ultimo ato como governador se deu dentro da Câmara em 1984, pois no dia seguinte deixou o Governo de Minas para disputar a Presidência da República. Personalidades como  Itamar Franco, Antonio Anastasia, dentre outros , também marcaram suas presenças em cerimônias na Câmara,  por indicações de Amarílio Andrade. “Entre os vários momentos vividos nesta Casa, dentre tantas personalidades que tivemos oportunidade de receber, não poderia deixar de citar um momento especial que ficou marcado como resgate da História Nacional quando aqui recebemos e homenageamos Dr. Sobral Pinto”, afirmou Amarílio Andrade. Ainda na Tribuna Amarílio Andrade destacou o empenho do Dr. Cláudio Luciano Valença Mota que teve o desprendimento de doar o terreno para que pudesse ser construído o Centro de Atendimento Multiprofissional  aos Portadores de Câncer. Dirigindo-se ao homenageado, Dr. Rui Nuno, Amarílio Andrade disse que a Medalha concedida ao Cônsul era um resgate, ainda tardio dos barbacenenses para com Portugal, berço de mais de dois terços dos ancestrais da população local. “ Além da homenagem que Dr. Rui Nuno recebe do povo de Barbacena , ele nos deixa aqui um grande presente que é a nomeação da Senhora Teresinha Madalena Branco Rodrigues , de descendência Portuguesa matriarca de uma das famílias mais Ilustres de Barbacena, que  passa a ser a Representante da Câmara Portuguesa em nossa cidade”, disse Amarílio Andrade.

Durante a Sessão Solene, em um momento lúdico, com participações  da Senhora Ângela Maria Rodrigues Laguardia, filha da Senhora Teresinha Rodrigues, e Dr. Paulo Maia Lopes , ambos da Academia Barbacenense de Letras que saudaram o Cônsul de Portugal Dr. Rui Nuno, com poemas lusitanos, destacando-se o grande poeta Luis de Camões. Fizeram uso da palavra também o Dr. Claudio Valença Mota e Fernando Meira.

Também os Drs. Cláudio Luciano Valença Motta e Fernando Meira Ribeiro Dias, Diretor Jurídico e Internacional da Câmara Portugues de Minas Gerais e Presidente da Câmara Portugues de Comércio Brasil/MG, respectivamente, falaram aos presentes. Dr. Cláudio Motta, como filho de Barbacena, destacou a importância do momento na medida em que o crescimento das relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Portugal se expandem de forma absoluta e a presença do Dr. Rui Nuno em  Barbacena é um ponto positito para futuras convresações comerciais e culturais. " A iniciativa do vereador Amarílio ao homenagear o Cônsul, além do aspecto pessoal de vital relevância, revela também uma expectativa de crescimento nas relações institucionais que só pode trazer benefícios para Barbacena", afirmou Cláudio Motta. Em sua fala, Cláudio Motta, enalteceu a figura da Senhora Teresinha Branco Rodrigues que passa a ser a Representante da Câmara Portugues em Barbacena.

O homenageado, Cônsul Rui Nuno,  durante seu pronunciamento agradeceu ao Presidente da Casa e Presidente do Conselho Permanente da Medalha, vereador Amarílio Andrade a distinção com a qual fora homenageado. Apresentou reverências ao povo de Barbacena relembrando trechos da história vivida no Palácio da Revolução Liberal. De forma especial falou da importância da figura da Senhora Teresinha Branco Rodrigues que passava a ser a  Representante em Barbacena da Câmara Portuguesa de Comércio do Brasil em Minas Gerais.