CÂMARA HOMENAGEIA MAÇÔNARIA

22 de AGOSTO de 2019 às 15h26

Na última quarta-feira (21/08), a Câmara Municipal realizou a solenidade oficial em comemoração ao Dia do Maçom, com a outorga da placa alusiva à Augusta e Respeitável Loja Maçônica Cavaleiros da Inconfidência. Sob a Presidência do Vereador Amarílio Andrade (PSC) , presentes os vereadores Flávio Maluf Caldas(PV)- Orador Oficial da Sessão- e Nilton Cézar de Almeida(PDB), a Vice-Prefeita Ângela Kilson, o Chefe do 13º DP de Polícia Civil, Dr. Carlos Capristrano e Rafael Andrade, Presidente do Núcleo do Hospital do Câncer de Barbacena,  a  solenidade contou com representantes de todas as Lojas Maçônicas de Barbacena e dos jovens integrantes das Filhas e Jó e do Capítulo Lealdade e Justiça da Ordem DeMolay. Na abertura dos trabalhos o Presidente Amarílio Andrade(PSC) , em nome da Câmara Municipal,  prestou reverências aos Maçons pela passagem de seu dia (comemorado em 20/08) e, de forma especial saudou a Loja Maçônica Cavaleiros da Inconfidência, homenageada,   que foi representada pelo Venerável Mestre José Ramos Ferreira a quem foi  entregue pelo Presidente da Câmara, Amarílio Andrade , acompanhado pelo Chefe do 13º Departamento de Polícia Civil, Delegado Carlos Capristrano a Placa Alusiva ao evento. Na qualidade de Orador Oficial da Sessão Solene o vereador Flávio Maluf Caldas(PV) fez um relato sobre a importância da Maçonaria na história do Brasil. “ Um dos fatos importantes foi a decisiva participação da Maçonaria ao impulsionar o Príncipe Regente, Dom Pedro I na proclamação da Independência do Brasil”, destacou o Orador.  Falando em nome da Loja Maçônica Cavaleiros da Inconfidência, o Venerável Mestre José Ramos Ferreira, agradeceu a homenagem prestada pela Câmara à Loja Maçônica e também aos demais maçons. “Ser Maçom vai além da compreensão de um grande número de pessoas que não fazem ideia do quanto o nosso trabalho foi, é e continuará a ser nas grandes mudanças nacionais, seja no passado , no presente e continuará a ser no futuro”, afirmou o Venerável Mestre José Ramos Ferreira.

A Sessão Solene de Homangem ao Dia do Maçom atende  ao dispositivo da Lei Municipal  4434/2012, de autoria do vereador Amarílio Andrade (PSC), modificada pela Lei Municipal 4595/ 2014 de autoria do ex-vereador Luiz Gonzaga.