NOITE SOLENE PARA ENTREGA DA ORDEM DO MÉRITO LEGISLATIVO E TÍTULO DE CIDADÃO BENEMÉRITO

28 de OUTUBRO de 2019 às 18h44

Após aprovadas em Plenário, proposições de autoria do Vereador Amarílio Andrade ensejaram a realização de Sessão Solene para outorga de Medalhas da Ordem do Mérito Legislativo e Título de Cidadão Benemérito de Barbacena. A cerimônia foi realizada no último dia 25 e contou com grande presença de público. Foram homenageados o médico barbacenense Dr. Elge Werneck Araújo Junior- com a Medalha do Mérito Legislativo Grau Mérito-, o Deputado Estadual e Presidente do PSC Mineiro, Noraldino Lúcio Dias Junior -Medalha do Mérito Legislativo Grau Grande Mérito. Com o Título de Cidadão Benemérito de Barbacena foi homenageado o Pastor da Assembléia de Deus, Renato Marcelo do Nascimento. Ao evento estiveram presentes os vereadores Flávio Maluf Caldas, José Jorge Emídio, Milton Roman, Professor Nilton César, José Nilton de Faria, Odair Ferreira e Pastor Ovídio. Dentre as autoridades que compuseram a Mesa de Honra o Senador e Ex-Ministro Hélio Costa, a vice-prefeita de Barbacena, Ângela Kilson, Marcilene Dornellas, Secretária Municipal de Saúde, Cacilda Araújo, Chefe de Gabinete do Prefeito Luis Álvaro Abranches Campos, Dr. Colimar Braga Júnior, delegado representando o Chefe do 13º Departamento de Polícia Civil, Dr. Carlos Capristrano, e o Presidente do Núcleo do Hospital do Câncer de Barbacena, Rafael Andrade. Na qualidade de autor das homenagens e Orador Oficial da Solene, o vereador Amarílio Andrade , Presidente da Câmara e Presidente da Ordem do Mérito Legislativo, após fazer uma narrativa sobre a importância do Legislativo Municipal para a história do município, de Minas e do Brasil, discorreu sobre os homenageados. Dirigindo-se ao Deputado Estadual Noraldino Junior, que obteve 114.087 votos, o quinto mais votado no Estado, Amarílio Andrade destacou a importante participação de Noraldino na Comissão de Inquérito do caso Brumadinho e a defesa dos animais. “É um jovem parlamentar que vem trabalhando com obstinação, e, acima de tudo tem um legado importante de luta pelas causas animais e na defesa do povo mineiro. Além de tudo isso, é também Presidente do PSC Mineiro, partido ao qual encontro-me filiado a 26 anos, no exercício do meu sexto mandato”, afirmou Amarílio. O Orador enalteceu também a figura do Pastor Renato, homenageado com o Título de Cidadão Benemérito de Barbacena. “ Pastor Renato faz um trabalho que merece ser destacado. Juntamente com seus obreiros, Pastor Renato tem uma atenção especial para com os encarcerados, usuários de drogas e a todos procura sempre levar uma mensagem de paz e recuperação”, disse Amarílio Andrade. Ainda na qualidade de Orador Oficial da Cerimônia, Amarílio Andrade, de forma especial, dirigiu-se ao Dr. Elge Wernecek, renomado Oncologista, que vem se destacando como um dos mais importantes médicos na área. Amarílio Andrade voltou a enfatizar a questão do câncer em Barbacena que já vem se tornando a segunda maior causa de óbito. Citou que por cerca de 19 anos vem acompanhando o sofrimento dos pacientes acometidos da neoplasia e citou a importância de se colocar em funcionamento, o mais rápido possível, o Hospital do Câncer de Barbacena.

Também o Senador Hélio Costa fez uso da palavra para uma saudação ao médico, e seu amigo particular, Dr. Elge Werneck. Agradecendo, inicialmente, ao Presidente da Câmara , Amarílio Andrade,o convite e  a oportunidade de poder se dirigir aos presentes, Hélio Costa falou de seu relacionamento pessoal e familiar com o homenageado. “Elge Wernecek, Elginho como gostamos de chamá-lo, é uma referência nacional e internacional na área da oncologia. Além de sua competência profissional, sendo membro dos mais distintos conselhos de oncologia, tanto no Brasil quanto no exterior, é uma figura humana rara. É um médico que não trata apenas com o saber, usa da alma para tocar as pessoas que são atingidas pela doença, trazendo-lhes, além do remédio , a paz de espírito”, disse Hélio Costa.

A vice-prefeita de Barbacena, Angela Kilson, que também passou pela doença,  destacou em seu pronunciamento um texto de Volter, no qual exalta que “homens que estão ocupados na restauração da saúde a outros homens, pelo esforço conjunto de habilidade e humanidade, são acima de tudo os grandes da terra. Eles também participam da divindade, porque preservar e renovar é tão nobre quanto criar”. Com esta citação, Amarílio Andrada saudou o Médico barbacenense Elge Werneck Araújo Junior.  Após destacar as dificuldades que encontrou em sua vida particular, quando acometido de uma neoplasia, Amarílio Andrade disse que o Dr. Elge Werneck foi extrema e definitivamente importante no seu tratamento. “Quando se recebe um diagnóstico da doença, só se consegue pensar na inevitabilidade da morte. Perde-se a paz. Mas, quando passei pelas mãos do Dr. Elge, pude constatar que o maior médico do mundo é aquele que mescla uma alma bondosa, um sorriso cativante e, sobre tudo, sabe como curar”, afirmou a vice-prefeita.

Na sequência da cerimônia, o Presidente da Câmara, vereador Amarílio Andrade, concedeu a palavra aos homenageados. Os três,  Deputado Noraldino, Dr. Elge Werneck e o Pastor Renato agradeceram emocionadamente ao Presidente Amarílio Andrade e demais vereadores as honrarias recebidas.