DIA MUNDIAL DOS POBRES DEBATIDO EM PLENÁRIO

14 de NOVEMBRO de 2019 às 08h06

Na reunião Ordinária da Câmara, na terça-feira 12, atendendo a um Ofício do Vereador Carlos Du, aprovado pelos demais vereadores, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Amarílio Andrade oportunizou a participação do clero de Barbacena uma contextualização sobre o III Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado no próximo dia 17. Na qualidade de vigário forâneo, Padre Dartagnan Barcelos de Almeida, apresentou as ações realizadas na forania por ocasião do Dia Mundial dos Pobres, citando a mensagem do   Papa Francisco, que tem como tema “A esperança do pobre não será frustrada”.  Para o Padre Dartagnan “foi uma oportunidade para apresentar  ao legislativo municipal o resultado de um trabalho de articulação a partir do tema da Campanha da Fraternidade desse ano, Fraternidade e Políticas Públicas. Nós visitamos as diversas paróquias da cidade e ouvimos os agentes de pastoral e diversas obras sociais sobre como eles vêem as políticas públicas executadas nos municípios e como elegem prioridades, urgências”.

O vereador Carlos Dú fez um requerimento verbal para que o relatório apresentado fosse encaminhado às Comissões da Casa. “É uma forma de darmos voz a essas demandas da população, apresentadas a partir de uma iniciativa da igreja católica. Em sendo encaminhadas às Comissões da Câmara os vereadores, cada qual em sua Comissão, poderão apresentar soluções viáveis ao que foi levantado sobre a execução de políticas públicas”, disse o vereador.

Além do Padre Dartagnan, estiveram presentes também o Padre Túlio Filardi, da Paróquia do Divino Espírito Santo , em Barbacena e, Padre Joaquim , representando a comunidade do Distrito de Pinheiro Grosso. Vários segmentos ligados ao movimento católico estiveram presentes.