SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AS MULHERES

A Câmara Municipal reuniu-se solenemente, no ultimo dia 09 de maio, no Salão Nobre do Master Plaza Hotel, para a cerimônia de entrega de homenagens às personalidades femininas indicadas pelos Srs. Vereadores, conforme dispõe a Lei Municipal nº 4029/2007, modificada pela Lei nº4554 de 2014. Na abertura dos trabalhos o Presidente da Câmara, vereador Amarílio Augusto de Andrade, que presidiu a Sessão, destacou a importância da mulher na sociedade Barbacenense, e de modo geral no Brasil, salientando que todas as homenageadas da noite faziam jus por serem indicadas e estavam ali representando todas as mulheres e, destacou ainda, que a cerimônia estava sendo realizada naquela data, também, para que fosse prestada uma homenagem a todas as mães. Seguindo o rito regimental os vereadores adentraram em Plenário, encaminhando suas homenageadas, a saber: vereadores Carlos Alberto Sá Grise e Maria Aparecida Leal de Andrada, Dona Cidinha; Carlos Roberto Batista (Kikito) e Kátia Cilene F. da Silva Santos;, Flávio Maluf Caldas e Maria da Consolação Rodrigues Campos Pinheiro;, Grácia Araújo e Vinna Oliveira da Silva; Ilson Guilherme (Tererê) e Maria do Socorro Ferreira; José Jorge Emídio e Madalena Orempuller; Luiz Gonzaga e Angela Maria Moreira do Nascimento; Marcio Zeferino Ferreira e Darci Barbosa Ferreira; Marilene Franco e Maria da Conceição de Oliveira Wanser; Ronaldo Braga e Cleusa Maria Gonçalves de Oliveira;, Tadeu José e Maria Salete Santos Fontes Bicalho; Vânia Castro e Ondina de Assis Lopes. A cada uma das homenageadas foi entregue uma Placa alusiva ao evento e um buquê de flores. A Oradora Oficial da cerimônia foi a vereadora Marilene Franco. Em seu discurso enfatizou o movimento feito por tecelãs norte-americanas, em 1857 revindicando melhores condições de trabalho e equiparação de salários em relação aos homens. Neste movimento mulheres foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada. A partir desse movimento é que, anos depois, o 8 de março foi declarado como o Dia Internacional da Mulher. A vereadora Marilene Franco disse ainda, ter se sentido lisonjeada sendo Oradora Oficial de tão sublime sessão solene e enfatizou ainda que “Hoje eu falo em nome de tantas mulheres que podem estar aqui, neste plenário para reivindicar de alguma maneira seus direitos. Não só para mim, e sim para todas vocês mulheres, um bom futuro e a possibilidade de viver, uma condição feminina de igualdade onde possamos ser reconhecidas pelas nossas competências, não tendo que lidar com o machismo que nos oprime de diferentes maneiras. Dentre as principais autoridades presentes ao evento, destacamos as presenças do Vice-Prefeito Mário Raimundo de Melo e do ex-prefeito Martin Andrada.