PESQUISADORAS BARBACENENSES HOMENAGEADAS NA CÂMARA

27 de NOVEMBRO de 2019 às 18h45

A Câmara Municipal, após requerimento do vereador Edson Rezende (PT) , aprovado por unanimidade, prestou homenagem a duas jovens pesquisadoras barbacenenses: Ana Lara da Cruz e Maria Clara Rigotti Giordano.  A entrega de Moções de Aplausos e Congratulações se deu na noite de 26, no Plenário da Câmara, pelas mãos do vereador Edson Rezende (PT),  durante Sessão presidida pelo vereador Milton Roman. Edson Rezende (PT) destacou que “é preciso evidenciar e valorizar os trabalhos desenvolvidos  por Ana Lara   e Maria Clara.  A primeira, depois de muita observação desenvolveu , de forma fantástica , um trabalho de reaproveitamento do lodo  da ETA II, em Barbacena, que lhe rendeu ficar entre 10 finalistas dos “Melhores Projetos 2019”, lhe oportunizando levar a pesquisa que desenvolveu até a Alemanha. E, Maria Clara Rigotti, com um trabalho de pesquisa na área de aproveitamento de alimentos, foi selecionada entre 100 jovens para participar do “Youth Age Summit 2019”, em Brasília, com um projeto de redução de desperdício de alimento e ganhou 1º Lugar. Então, são mais do que merecedoras do reconhecimento da Câmara Municipal e do povo de Barbacena”.

ANA LARA DA CRUZ_  barbacenense, graduada em Engenharia Civil, pela FASAR em Conselheiro Lafaiete, MG, onde seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi 'Reaproveitamento do lodo da Estação de Tratamento de Água - ETA - II - Barbacena, MG para fabricação de Blocos Cerâmicos'. Teve a idéia de fazer esta pesquisa por ter sido estagiária no Serviço de Água e Saneamento – SAS e observou que o lodo gerado é descartado no meio ambiente sem nenhum tratamento prévio. Verificou a possibilidade de reutilização deste lodo em materiais cerâmicos e, então realizou a pesquisa. Este ano foi aberta a competição em nível mundial “Youth Citizen Entrepreneurship 2019” que visa os “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Seu trabalho foi classificado entre os 10 finalistas da Categoria “Melhores Projetos 2019” onde recebeu o convite para estar presente na Conferência / Premiação em Berlin, na Alemanha.

MARIA CLARA RIGOTTI GIORDANO_ é estudante barbacenense, desenvolveu pesquisa na área de aproveitamento de alimentos. Foi selecionada entre os 100 jovens para participar do “Youth Age Summit 2019” em Brasília. Em 2018 participou do “Inova-se”, promovido pelo Senac MG, com um projeto de redução de desperdício de alimentos e ganhou o primeiro lugar.  Enquanto focava nesse projeto, viu pelo feed do facebook a chamada para inscrição de projetos para alimentar um planeta com 10 bilhões de pessoas até 2050, o “Youth Ag Summit”.  Começou, então, pesquisar as necessidades da nossa comunidade e teve a ideia de conectar mulheres em situações precárias ou de risco com a produção de alimentos na área urbana, tornando a alimentação mais acessível e saudável nessas áreas e promovendo liberdade econômica para essas mulheres. Dos 2.800 projetos inscritos, o dela foi selecionado com outros 99 para participar do evento.