AMARÍLIO APRESENTA "MEMORIA"L EM DEFESA DO HOTEL SENAC GROGOTÓ

14 de DEZEMBRO de 2019 às 08h53

Barbacena corre o risco de perder uma das mais importantes empresas geradoras de empregos, turismo e ensino. O Senac Barbacena, incluindo aí  o Hotel Grogotó , pode ser fechado caso ações rápidas não venham a ser tomadas.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Amarílio Andrade obteve esta informação após ter recebido, em seu gabinete Elton Belo Reis, Marcelo Leitão, Presidente do Sindicomercio Barbacena,  e o Jornalista Idinando Borges. Segundo Amarílio a notícia já vinha sendo acompanhada por ele com certa apreensão em razão de que, nos últimos dias e meses, várias unidades do Senac foram fechadas em Minas Gerais, inclusive na vizinha cidade de Santos Dumont. “O encontro que tive com os empresários só veio confirmar o que não gostaríamos de admitir. Realmente existe,  sim,  a possibilidade de fechamento, em 2020, do Hotel Grogotó,  e o fim dos cursos do Senac , em Barbacena”.

De forma objetiva e rápida, o vereador Amarílio Andrade apresentou, na reunião Ordinária da Câmara, um MEMORIAL que teve a concordância de todos os vereadores que também o assinaram.  “ Este MEMORIAL estamos encaminhando para os Senadores Antônio Anastasia e Carlos Vianna, que representam Minas Gerais no Senado, aos Presidentes do Senado e Câmara dos Deputados, David Alcolumbre e Rodrigo Maia, respectivamente, pedindo medidas urgentes para que intercedam no sentido de que não ocorra a pretensa decisão de se fechar o Senac em Barbacena.  Além de ser um Hotel de renome internacional, o Senac oferece cursos de excelência, com enfoque na profissionalização em hotelaria, administração e MBA. O prejuízo será muito grande, cerca de 300 profissionais, sem contar as famílias, ficarão desempregados e os jovens, que são os que mais procuram os cursos profissionalizantes não terão mais esta oportunidade”, afirmou Amarílio Andrade.

O vereador Amarílio Andrade disse ainda que, antes mesmo do término de 2019, vai ao encontro  do Diretor Regional do Sesc-Senac em Minas Gerais, Luciano Fagundes, para tentar com ele uma solução para a questão do Hotel Grogotó.

COMISSÃO  ESPECIAL NOMEADA

O vereador Odair Ferreira (Rede) solicitou  ao Presidente Amarílio Andrade a formação de uma Comissão Especial para acompanhar, em nome do Legislativo, as questões que envolvem o possível fechamento do Hotel e o fim dos cursos do Senac, em Barbacena. “Precisamos unir todas as forças de Barbacena para uma ação conjunta. Não podemos deixar que esta instituição hoteleira e educacional tenha suas atividades encerradas em nossa cidade, sem antes buscarmos todos os esforços e canais competentes numa luta incessante para reverter a situação. Vai ser mais uma grande perda para Barbacena”, disse o vereador Odair Ferreira.

Diante da solicitação do vereador Odair Ferreira, o Presidente da Câmara, vereador Amarílio Andrade nomeou uma Comissão Especial, formada pelos vereadores: Odair Ferreira, Professor Nilton César, José Jorge Emídio e Ilson Guilherme (Tererê).