CÂMARA RETORNA DO RECESSO. TRANSMISSÃO AO VIVO DAS SESSÕES ASSEGURADA.

18 de FEVEREIRO de 2020 às 06h59

Após o período de recesso parlamentar,  a Câmara Municipal retoma suas atividades Legislativas, nesta terça-feira, 18.

Ao retornar para este ano, ultimo da atual Legislatura, estará sendo restabelecida a  Transmissão “Ao Vivo” das sessões plenárias. Suspensas, desde setembro/2019, em razão de cumprimento de determinações da justiça e de execução orçamentária, as transmissões trazem ainda mais transparência para as atividades parlamentares.

O Presidente da Câmara, vereador Amarílio Andrade convidou representantes da imprensa para uma reunião em seu Gabinete, oportunidade em que explicou  , de forma fundamentada, as razões que levaram a Mesa Diretora da Casa suspender, por um curto período, as transmissões das Sessões. “ Foi uma decisão muito difícil, mas, na necessidade premente de se cumprir requisitos judiciais , quanto a ordenação de despesa,entendemos que suspender as transmissões das sessões da Câmara era o que se tinha que fazer no momento”, esclareceu Amarílio Andrade.

Uma das determinações judiciais, advinda do Tribunal de Constas  do Estado de Minas Gerais,  exigia  que Câmara Municipal repassasse ao SIMPAS ( Sistema Municipal de Previdência e Assistência ao Servidor), mais 46,15%, em numerários  , além do que o Legislativo já repassava de forma regular. “ Após esta notificação do Tribunal de Contas, reuní a Mesa Diretora da Câmara e, em comum acordo, promovemos uma série de cortes nas despesas da Casa. Foram cortadas diárias de vereadores e servidores; verba de gabinete e , entre os cortes, a suspensão da transmissão das sessões deliberativas que custava  cerca de R$3.000( três mil reais) ao mês”, informou Amarílio Andrade.

Em que pese todos os Atos da Câmara Municipal serem devidamente  publicados no Diário Oficial do Município, a transmissão das Sessões configura  elemento essencial para tornar ainda mais transparentes os atos da Câmara,  a atuação dos vereadores , bem como deixar a população bem informada. Com  o racionamento de despesas e equilibrar as estimativas do Orçamento Legislativo, foi possível o retorno da transmissão.

Para assistir , ao vivo, as Sessões da Câmara Municipal basta acessar a página oficial da Câmara, www.camarabarbacena.mg.gov.br  ou  www.estacaominas.com.br