PRESIDENTE DA CÂMARA PARTICIPA DE APRESENTAÇÃO DA OBRA DO NOVO FÓRUM

03 de MARÇO de 2020 às 17h14

Aconteceu na manhã de segunda-feira, 02, o lançamento  e apresentação do projeto das futuras instalações do novo Fórum de Barbacena. O evento aconteceu nas dependências do Fórum Mendes Pimentel.

O Presidente da Câmara Municipal de Barbacena, vereador Amarílio Andrade, representou o Legislativo Municipal. 'Barbacena, terra de Sobral Pinto, o mais renomado Jurista do Brasil, e terra também de tantos outros Juristas importantes, que sempre acolheu Magistrados oriundos de várias regiões merece ter uma sede da Justiça dentro do mais elevado padrão arquitetônico e funcional', destacou Amarílio Andrade.

Durante a demonstração do Projeto o Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Missias de Morais, apresentou as plantas arquitetônicas da nova edificação .

Sobre o novo fórum em Barbacena, o presidente fez questão de lembrar que, ao assumir a Presidência do TJMG, a obra na comarca não era uma prioridade. Mas, diante das necessidades da comarca, uma das mais antigas do país, passou a ser tratada com urgência. 'Trata-se de uma das maiores comarcas de Minas Gerais, e os dois prédios atuais já não comportam tantas demandas. Esse novo fórum chega em boa hora para oferecer melhores condições de trabalho para juízes e servidores e, consequentemente, atender melhor à população das cidades que compõem a comarca', completou.

O diretor do foro de Barbacena, juiz Alexandre Verneque, lembrou que o novo fórum era mais do que necessário, mas, antes de o presidente Nelson Missias de Morais assumir a direção do TJMG, a obra fazia parte do Plano de Aceleração de Obras, sem tratamento prioritário. 'Havia uma previsão para se iniciarem as obras do novo fórum só em 2023, mas, com esta antecipação, o novo prédio estará disponível para a população no final de 2022', comemorou o magistrado, que elencou vários problemas enfrentados pela Justiça de Barbacena atualmente. 'Além de funcionar em dois prédios distintos, temos que locar mais dois imóveis para exames periciais e arquivos de processos', destacou o juiz.

O magistrado lembrou ainda que a Comarca de Barbacena é uma das maiores do Estado, não apenas em extensão territorial, mas também em número de cidades que a compõem. “As distâncias são muito grandes entre uma cidade e outra e nossa comarca possui 12 municípios, o que só aumenta a necessidade de uma nova edificação', acrescentou.

O novo Fórum será amplo, com seis pavimentos e um total de 7.655,7m² de área construída, com capacidade para até 14 Varas confortavelmente instaladas e com amplos espaços para atender os advogados e para que as partes transitem de modo adequado e seguro. Nele irão funcionar não apenas as atuais seis Varas da Justiça Comum, como também os Juizados Especiais que atualmente estão precariamente instalados na Praça Conde de Prados.

A área destinada à construção do Fórum fica situada  em um terreno à avenida Higino Teixeira Carvalho (antiga Av. Sanitária), próximo à Escola Estadual Embaixador José Bonifácio, a Escola Normal.

Estiveram presentes ainda ao lançamento o Corregedor de Justiça de Minas Gerais,  Desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca, a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer, o superintendente de Obras, desembargador Amauri Pinto, o diretor do foro de Barbacena, juiz Alexandre Verneque. Foram registradas ainda as presenças dos desembargadores Marcelo Rodrigues e Adilson Lamounier, que já foram juízes em Barbacena, dentre outras autoridades do Poder Judiciário e dos poderes Executivo e Legislativo da cidade. O Município esteve representado pelo Dr. Thiago Mota, Advogado Geral.

O Presidente da Câmara , vereador Amarílio Andrade, foi convidado a assinar, em nome do Legislativo, a Ordem de Serviço para a construção do Fórum, obra esta que deverá ser concluída até 2022.

Fonte: tjmg.jus.br