SESSÃO SOLENE HOMENAGEOU MULHERES BARBACENENSES

12 de MARÇO de 2020 às 19h32

A Câmara Municipal esteve reunida Solenemente, no último dia 11, para a cerimônia de Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, evento que é regido  pela Lei Municipal 4029/07, cuja autoria, na época, foi da vereadora Irene Kilson, tendo sido modificada pela Lei Municipal 4554/2014, em seu art. 5º, em que fica determinado que “cada vereador indicará o nome de uma mulher que tenha se destacado em sua comunidade, em trabalhos sociais, ou na defesa do direito e da cidadania da mulher, a qual será agraciada com certificado de moção, acompanhada de placa”.

A Sessão foi conduzida pelo Presidente da Casa, vereador Amarílio Augusto de Andrade que, falando em nome dos demais vereadores cumprimentou as homenageadas apresentando os respeitos do povo de Barbacena pela grandeza e trabalho que as mesmas desenvolvem em prol da comunidade. Lembrou ainda o vereador Amarílio que a homenagem se estendia a todas as mulheres barbacenenses.

Ao ato solene estiveram presentes também os vereadores Carlos Dú, Edson Rezende, Flávio Maluf, Ilson Guilherme (Tererê), Joana Bias Fortes Carneiro, José Antônio Nunes Magri(Tanjão), José Jorge Emídio, José Newton de Faria, Nilton César de Almeida, Odair Ferreira e Vânia Castro.

O Orador Oficial da Sessão Solene foi o Vereador Flávio Maluf Caldas. Após saudar as homenageadas, o Orador disse que “ser mulher é uma dádiva, é se descobrir plena, intensa, sem perder a conexão com a Divindade”. Flávio Maluf disse ainda que a criação do Dia Internacional da Mulher, além de prestar uma homenagem, deve ser lembrado, também, para chamar a atenção para a discussão do papel da mulher na sociedade. Acabar com a discriminação da mulher que ainda sofre com salários baixos, violência masculina,  desvantagens na carreira profissional. Citou o dia 24 de fevereiro de 1932, quando a mulher conquistou o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. “A partir daí constata-se a evolução da mulher na representatividade e decisões importantes na vida Brasileira”, afirmou Flávio Maluf.

Em nome das homenageadas usou a palavra a Senhora Maria Angélica Borges de Andrada. Após uma saudação especial , agradeceu a homenagem prestada à mulher barbacenense.

Mais uma vez, a Solenidade foi prestigiada por um grande público de autoridades. Na Mesa de Honra, além do Presidente Amarílio Andrade estriveram presentes Érica Vieira Santos (Superintendente Regional de Saúde); Dor. Carlos Capristano(Delegado Chefe do 13º Departamento de Polícia Civil de Barbacena); Dr. José da Silva Filho(Diretor Geral da Unipac); Dr. Luiz Eduardo Grisoolia de Oliveira(Diretor do Hospital Ibiapaba_Cebams);  Dr. Márcio Antônio Maciel(Representando a OAB/Barbacena); Dr. José Eugênio Dutra Câmara FIlho(Representando a Associação Médica de Barbacena); Dr. Fernando Maluf(Representando os Ex-Vereadores).

A Sessão foi abrilhantada pela Banda de Música do 9ºBPM_Barbacena.