CÂMARA RESPEITA LUTO OFICIAL

12 de JUNHO de 2020 às 16h18

Em razão do Decreto Municipal Nº 8.674,  que declarou luto oficial por três dias, no Município, por ocasião do falecimento do professor Delmo Maria da Silva e do desembargador Adilson Lamounier, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Amarílio Andrade, determinou que a Bandeira Nacional que fica Hasteada na fachada principal do Palácio da Revolução Liberal ficasse  a meio Mastro em  sinal de pesar da Casa do Povo de Barbacena pelos falecimentos mencionados.

Barbacena foi colhida de supresa com as tristes notícias dos falecimentos do Professor Delmo Maria e do Desembargador Adilson Lamounier, na madrugada do dia 11/06.

Através de Mensagem enviada à imprensa , o Presidente Amarílio Andrade, em nome do Legislativo, lamentou as grandes perdas. ' Muito triste. São duas perdas irreparáveis para Barbacena e  o Estado. Com o Desembargador Adilson Lamounier tive um relacionamento de grande amizade. Estudamos e nos formamos na Faculdade de Direito. Dr. Lamounier foi um dos grandes colaboradores e fundador, juntamente com este vereador, do Núcleo do Câncer de Barbacena. Deixou um grande legado na Magistratura de Barbacena e de Minas Gerais', disse Amarílio. Sobre o falecimento do Professor Delmo Maria, também em nome da Câmara Municipal, o Presidente Amarílio destacou 'ter sido ele um dos maiores incentivadores do esporte e da juventude barbacenense. Deixa também um legado de respeito e amizade.

DELMO MARIA DA SILVA O professor Delmo Maria da Silva, 89 anos, faleceu na noite de quarta-feira (10), em Belo Horizonte. Conhecido como Rei, o corpo do professor Delmo Maria foi cremado no início da tarde desta quinta-feira (11), após breve cerimônia no cemitério Parque Renascer, em Contagem. Suas cinzas serão lançadas em Barbacena, conforme seu desejo, em data a ser confirmada. O professor Delmo Maria trabalhou na Epcar, no Colégio Estadual Professor Soares (onde inclusive o ginásio leva seu nome), na antiga Escola Agrotécnica (atual IF – Campus Sudeste) e no Colégio Imaculada Conceição. Um entusiasta e incentivador do esporte, professor Delmo, que era licenciado pela Escola de Educação Física do Exército, foi multicampeão nas diversas modalidades e equipes que treinou. Ele participou do revezamento da Tocha Olímpica, em maio de 2016, no trecho percorrido em Barbacena. Em maio de 2019, professor Delmo doou sua Tocha Olímpica para o acervo da Epcar.

DESEMBARGADOR ADILSON LAMOUNIER O jurista barbacenense Adilson Lamounier faleceu na madrugada desta quinta-feira (11), em Belo Horizonte. Desembargador no Tribunal de Justiça de Minas Gerais desde 2006, Adilson nasceu em Barbacena e manteve seus laços bem próximos à comunidade jurídica da cidade. Foi um dos 12 fundadores da Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas, em 2010. Titular da Cadeira Dezesseis, Adilson Lamounier escolheu o também desembargador Márcio Sollero com patrono. Foi , também, um dos fundadores , ao lado de Amarílio Andrade, do Núcleo do Hospital de Câncer de Barbacena Em sua carreira na magistratura, iniciada em 1982, passou pelas comarcas de Minas Novas, Tombos, São Domingos do Prata, Lavras e Belo Horizonte. O Desembargador estava com problemas de saúde e passou por uma cirurgia recentemente. Com 73 anos, Adilson deixa esposa, Aparecida Maria Lamounier, e dois filhos, Adilson Lamounier Filho e Carla Cristina Lamounier.