PRÉDIO DA CÂMARA SERÁ REINAUGURADO EM SESSÃO SOLENE

Depois de quase quinze meses fechado para reforma, o Palácio da Revolução Liberal já tem data marcada para reinauguração. Em Sessão Solene, marcada para o dia 05 de dezembro, o prédio que abriga a Câmara Municipal voltará a funcionar. O Palácio da Revolução Liberal de Barbacena, antiga Casa de Câmara e Cadeia, construção típica da época colonial é anterior ao ano de 1789 quando foi adquirida pelo Senado da Câmara de seu antigo proprietário, Sr. João Afonso Rodrigues, quando passou a ser usado para fins públicos. O projeto arquitetônico, embora não documentado, é atribuído ao conhecido construtor português José Fernandes Pinto de Alpoim, que fez fama como construtor dos grandes prédios públicos das Minas Gerais do séc. XVIII. Em 1979 , numa iniciativa do vereador Amarílio Andrade que presidia a Casa, foi promovida a Independência Econômica e Administrativa da Câmara, e a edificação teve a sua denominação mudada para Palácio da Revolução Liberal em memória a este levante de 1842, que marcou a história do município. Em 1978, passou pela primeira reforma. No ano de 2012, sob a presidência do vereador Carlos Roberto Batista (Kikito), foi feita a troca do telhado. Em julho de 2013, já sob a presidência do vereador Amarílio Andrade, em cumprimento a um laudo de segurança do Corpo de Bombeiros, o imóvel foi fechado para uma ampla reforma. O Presidente Amarílio Andrade disse que “após feita a licitação, foi feita a reforma de todo o prédio, troca do forro, piso, parte elétrica e hidráulica, modernizando, inclusive, os banheiros que fazem parte de um anexo que foi construído na década de 1960, atendendo também as exigências do Corpo de Bombeiros sendo feita a construção de banheiros para atendimento aos deficientes físicos”. O Presidente da Câmara esclareceu que o projeto de reforma do Prédio do Palácio da Revolução Liberal custou cerca de 160 mil reais. “Tudo foi feito de acordo com o Patrimônio Histórico, uma vez que o prédio é tombado, e atendemos também as questões de segurança levantadas pelo corpo de Bombeiros, entregando para a população de Barbacena um prédio moderno e adequado ao atendimento da população de Barbacena e toda região”. Durante o período de reforma, a Câmara municipal funcionou na Avenida Pereira Teixeira , prédio do antigo Colégio Palomar.