CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEIA RÁDIO SUCESSO FM

Em Sessão Solene da Câmara Municipal a Rádio Sucesso FM foi homenageada pela passagem de seus 30 anos de fundação, atendendo a requerimento do vereador Luiz Gonzaga de Oliveira, que foi aprovado pela unanimidade dos vereadores.

A Sessão foi presidida pelo vereador Flavio Barbosa, tendo composto a Mesa, o secretário Chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, representando o prefeito Toninho Andrada; o fundador da rádio, ex Ministro e senador Hélio Costa; sua esposa, Ana Catarina Xavier Costa; o também fundador da rádio, José Calixto da Costa; o comandante da 13ª Região Militar, Coronel Carlos Bratiliere; o delegado Saulo Prado, o venerável da Loja Maçônica, José Léo Renault Grossi; o presidente do Sindicato Rural, Renato Laguardia; e o representante da Epcar, Major Sérgio Luiz Carvalho.

Além do Presidente da Câmara vereador Flávio Barbosa, estiveram presentes ainda os vereadores Amarílio Andrade, Pastor Johnson Marçal, Luiz Gonzaga de Oliveira, Ilson Guilherme, Ronaldo Braga

O orador oficial, vereador Luiz Gonzaga, ao cumprimentar os presentes se disse emocionado em falar naquele momento sobre a homenagem, sobretudo em razão de ser locutor da emissora, tendo apresentado ao final de suas palavras um vídeo institucional contando a história da rádio, com depoimentos de pessoas que representam os vários segmentos da sociedade barbacenense.

Em agradecimento, usou da palavra em nome da emissora o fundador e ex-senador Hélio Costa, que ao falar da “família Sucesso” abordou o clima de harmonia vivido pela emissora em seus trinta anos, comparando com o amor pela esposa e por seus familiares. Lembrou dos tempos de criança, quando Barbacena não tinha emissora de rádio, e sim, um sistema de som no centro da cidade, que tinha como locutor o Sr. Valente. Abordou o trabalho desenvolvido para fundar a rádio e a tecnologia de ponta que foi empregada. Finalizou, prestando uma homenagem a todos os servidores e ex-servidores da emissora, relacionando-os nominalmente.

O secretário Chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, foi um dos três oradores da Sessão, quando apresentou um histórico da radiodifusão em Barbacena, do qual elaborou o artigo que publicamos abaixo.

A Radiodifusão em Barbacena

Na Sessão Solene da Câmara Municipal que homenageou os 30 anos da Rádio Sucesso, em nome do prefeito Toninho Andrada, apresentei um histórico sobre a radiodifusão na cidade. Não é demais lembrar a importância do rádio no desenvolvimento e na integração das sociedades modernas, e mesmo com tanta capacidade de interação dos meios mais contemporâneos, desde o advento da internet, não há dúvidas de que o rádio continua e continuará fazendo diferença na capacidade de aproximar pessoas, entreter, educar, informar e promover cidadania.

Todas estas virtudes se aplicam à trajetória da radiodifusão na cidade. Radiodifusão, aliás, o nome de um projeto de memória radiofônica, do jornalista Rogério Varandas, o qual pesquisamos para apresentar o histórico. A cidade tem destacada participação na radiodifusão nacional e pouco sabemos sobre esta grandiosa história e o que alcançamos em termos de acervo documental é pouco, perto da monumental galeria de nomes e fatos acumulados ao longo de mais de seis décadas de atividade.

Foi a partir de 1948, pelas ondas da Rádio Barbacena, tendo a frente, dentre outros, o Dr. Bias Fortes, que a cidade se incorporou ao seleto grupo de localidades brasileiras, naquela época, já habilitadas a produzir conteúdo genuíno. Seguindo nossa narrativa, é digno de lembrança a iniciativa do líder Dr. Zezinho Bonifácio, já na década de 50 do século passado, quando este incorpora as ondas da Rádio Correio da Serra no espectro local, e em cujos estúdios e microfones, como também da Rádio Barbacena, se lançaram e tornaram-se conhecidos inúmeros grandes profissionais do rádio.

E assim evoluiu a radiodifusão em Barbacena, na mesma medida em que a cidade crescia. Com as novas tecnologias e demandas, já nos anos 80, surgia com o pioneirismo do jornalista Hélio Costa, o projeto de uma rádio FM, a Sucesso, hoje atingindo sua maturidade. Não teríamos como nominar todos os profissionais que construíram a rica e profícua história da homenageada, por isso, o fazemos nas pessoas dos irmãos fundadores Hélio e José Costa, a quem dirigimos os cumprimentos em nome dos munícipes, lembrando na oportunidade dos saudosos radialistas Mônica Coelho, Gê Menezes, José Antônio Lopes, Ligeirinho e Antônio Marcos. Cinco gerações que bem simbolizam e representam parte do sucesso da emissora.

Concluindo o histórico da nossa radiodifusão, fundada pelo deputado e reitor da Unipac, Bonifácio Andrada, entra no ar nos anos 90, a 93 FM, uma emissora educativa da mais alta significância, comprometida com a cidadania, que é vinculada a Fundação José Bonifácio - Funjob. E neste novo capítulo que vem sendo escrito no século XXI, todos os presentes na Sessão Solene que homenageia a rádio Sucesso são protagonistas na radiodifusão local, inclusive tenho o privilégio de me expressar diariamente na Rádio 93 FM e Correio da Serra AM. E ponto final!

(fonte: www.barbacena.mg.gov.br)