MESA DIRETORA AVALIA PRIMEIRO MÊS DE GESTÃO

Presidente da Câmara de Vereadores de Barbacena avalia primeiro mês de sua gestão á frente do Legislativo Municipal

______________________________________________________________________

Por Helen Oliveira

No dia 1º de janeiro de 2017, o vereador Odair Ferreira (REDE), juntamente com a mesa diretora, foi eleito Presidente da Câmara de Vereadores de Barbacena e, já no dia 2, deu início às suas atividades à frente do legislativo municipal.

Segundo o presidente, a primeira medida foi atualizar o site da Câmara Municipal, no quesito das contas públicas. “Há meses o site não era atualizado e dar transparência aos atos do legislativo é um dever de todos os representantes do povo, principalmente no que se refere aos gastos de todos os edis”, disse. A medida já pode ser verificada no site da Câmara Municipal por todos os cidadãos barbacenenses. Segundo o edil, é um compromisso da mesa divulgar todos os atos e dar transparência ao legislativo.

Outra importante medida foi aprovar o projeto de Lei de reajuste dos servidores do Poder Legislativo. “Preferi realizar a correção o mais rápido possível, pois já era um anseio dos funcionários que o aumento salarial fosse dado logo no início do ano, tudo cumprindo a dotação orçamentária”, disse.

O presidente ainda relatou que em janeiro diversos projetos foram colocados em andamento. “Estamos trabalhando para dar uma maior modernidade à Câmara. Iremos colocar um novo site no ar, nos próximos dias, onde a população poderá acompanhar o dia-a-dia do legislativo. Também estaremos em contato com o cidadão por meio das redes sociais, sempre com informações em tempo real das atividades da Casa”.

Por sua vez, o vice-presidente, José Jorge Emídio (PDT), destacou o dinamismo da presidência neste primeiro mês. “Atendemos a demandas do funcionalismo e sempre estamos abertos, na Instituição, para conversar com a população”, destacou.

Câmara Mirim e Câmara Itinerante

Para o Presidente Odair Ferreira e o tesoureiro Milton Roman (PHS), dar seguimento a projetos antigos, como a Câmara Mirim e Câmara Itinerante é essencial ainda neste mês de fevereiro.

O tesoureiro afirmou que “ir até o povo é tarefa e dever do vereador. Queremos implantar o mais rápido possível a Câmara Itinerante e ouvir à comunidade de cada bairro”.

Secretário da mesa diretora e professor Nilton César Almeida (PSB), quer logo colocar o projeto Câmara Mirim em prática. “É uma oportunidade de trazer nossos jovens à Câmara. Mostrar o trabalho do vereador a aqueles que, daqui uns anos, terão a missão de escolher seus governantes”, finalizou.

Visitas

Ainda no mês de janeiro, diversos vereadores visitaram instituições da cidade, como ao Comando da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) e ao 9º Batalhão de Polícia Militar.

Além das acima citadas, os vereadores também visitaram as dependências do Presídio Regional de Barbacena e a sedes do 13º Departamento de Polícia Civil e da 1ª Delegacia Regional de Barbacena. Todas, com o intuito de ampliar os laços institucionais e colher demandas do setor de Segurança Pública do Estado, instalados na cidade. A próxima visita, já agendada, dos edis será à Guarda Municipal.

Retorno

Ao finalizar o presidente Odair Ferreira ressaltou e convinda a toda à população para, a partir do dia 16 de fevereiro, acompanhar as sessões da Câmara, às terças-feiras e quintas-feiras.