VEREADORES PARTICIPAM DE REUNIÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PROTEÇÃO AOS ANIMAIS

Dados de 2010 mostram que em Barbacena, há cerca de 27.300 cães e 6.460 gatos. Destes últimos, 75% estão nas ruas.

Na última sexta-feira, 03, aconteceu no auditório do Hospitalo Escola, a reunião com diversos segmentos de Barbacena, para discussão sobre Políticas Públicas para os Animais de Barbacena. A reunião, proposta pelo Movimento Mineiro em Defesa pelos Direitos dos Animais, com a participação de autoridades municipais, secretários, representantes de entidade, contou com o apoio da Presidência da Câmara Municipal e vereadores.

Autor da Lei Estadual 21.970/2016 e Deputado Estadual, Noraldino Júnior, abriu a reunião falando da importância da participação do poder público em cuidar dos animais abandonados na cidade, de políticas públicas para o controle da superpopulação de cães e gatos, como manter tais animais saudáveis e livres de doenças.

O deputado agradeceu, de forma especial, o apoio da Câmara Municipal, na figura de seu presidente, Odair Ferreira e solicitou aos edis, a fiscalização e projetos de Lei que ajudem o município, principalmente, no controle da natalidade desses animais.

Em resposta ao deputado, o presidente da Câmara Municipal, Odair Ferreira (REDE), representando os vereadores presentes, Milton Roman (PHS), José Newton (PSL), Edson Resende (PT), Vânia Castro (PMDB), Thiago Martins (PT), Professor Nilton César (PSB) e Joanna Bias Fortes (PDT), se comprometeu em fiscalizar e propor projetos de Leis que ajudarão o município no controle da superpopulação de cães e gatos.

“É o momento de propormos ideias e ações. É uma belíssima iniciativa convocar, além do Poder Legislativo, voluntários para abraçar a causa. Estamos abertos ao diálogo para começarmos um novo momento em Barbacena”, afirmou.

Números alarmantes

Presente na reunião, a médica veterinária, pós doutora em Medicina Veterinária do Coletivo e Manejo Populacional de Cães e Gatos, Ana Liz Bastos, relatou que a partir de pesquisas realizadas em Barbacena em 2010, há cerca de 27.300 (aproximadamente) cães e 6.460 (aproximadamente) gatos. Destes últimos, 75% estão nas ruas, quando apenas 20% são levados ao veterinário e estão em dia com as vacinas.

Além das autoridades já acima mencionadas, participaram da reunião os secretários municipais de Saúde, Meio Ambiente, Planejamento, representantes do Ministério Público, do MMDA, de ONGs de Barbacena, do Corpo de Bombeiros, a vereadora e médica veterinária Carla Sássi, ex-gestora do Centro de Zoonose de Conselheiro Lafaiete, a protetora e ex-promotora, Dra. Tânia Falcão, a protetora e representante do Movimento Mineiro, Adriana Araújo, entre outras autoridades.