CÂMARA MUNICIPAL PARTICIPA DE FÓRUM REGIONAL DE GOVERNO

Vereador Thiago Martins (PT) foi eleito vereador representante da microrregião

Na manhã de hoje, quinta-feira (09), no auditório da Superintendência Regional de Ensino, em Barbacena, aconteceu o 1º Fórum Regional de Governo, dos municípios que compõe a microrregião. Com o objetivo de fortalecer as representações territoriais e a atuação conjunta entre governo do Estado, administrações públicas municipais, sociedade civil e poder Legislativo, o Fórum elegeu um prefeito e seu suplente para representar de todas as Prefeituras da Microrregião e um vereador e seu suplente.

O prefeito de Barbacena, Luís Álvaro Abranches foi eleito pelos demais prefeitos participantes em plenária e, a suplente, a prefeita Márcia Amaral, do município de Desterro do Melo. Do Poder Legislativo, o vereador barbacenense Thiago Martins (PT), foi eleito o representante, tendo como suplente, o vereador e presidente da Câmara de Desterro do Melo, Robison Pereira Gomes. Os eleitos serão empossados em cerimônia com o governador, no início do próximo mês.

Atuante durante todo o Fórum, o vereador e Presidente da Câmara, Odair Ferreira (REDE), disse que o Fórum vem contribuir na execução, no monitoramento, na avaliação de programas e políticas públicas, no aprimoramento e democratização da gestão pública. “Recebemos com muito entusiasmo a proposta do Fórum Regional. Entendemos que, tanto Poder Executivo quanto Poder Legislativo devem atuar junto ao Governo do Estado, para que assim possamos atender a demanda de cada município”, disse Odair Ferreira.

Os Fóruns

A ideia da criação dos Fóruns Regionais de Governo é uma forma de buscar consensos, assim como citar uma cultura Participativa que admite, reivindica e valoriza a Participação direta e o controle social.

Participantes

Além das autoridades acima citadas, estiveram presentes os Prefeitos das cidades de Cipotânea, Ibertioga, de Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Rita, Capela Nova, representantes São João Del Rei, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Instituto Federal (IF Sudeste), UAI, Hospital Psiquiátrico Jorge Vaz, Departamento de Estradas e Rodagem, Ipsemg Barbacena, Cemig e Superintendência Regional de Saúde.