VEREADORES VISITAM GUARDA MUNICIPAL

O Comandante, Itamar José de Souza Júnior, disse que em 20 anos de existência, essa foi a primeira vez que o Legislativo esteve reunido com a equipe

Os vereadores Odair Ferreira (REDE), presidente da Câmara Municipal, Milton Roman (PHS), professor Nilton César de Almeida (PSB), visitaram na última sexta-feira, 10 de fevereiro, as dependências da Guarda Municipal de Barbacena. Os edis foram recebidos pelo Comandante da Guarda, Itamar José de Souza Júnior, que além de apresentar as instalações da unidade, reuniu o efetivo presente para uma conversa sobre as principais demanda do setor.

Segundo Itamar, a unidade conta hoje com 88 guardas, que atendem a 28 postos, 5 carros para atender toda a cidade e uma moto, que no momento encontra-se inutilizada. “Apesar de termos poucos recursos, somos uma equipe unida e estamos sempre presentes na vida do barbacenense, prestando diversos serviços e atendendo à população”.

Respondendo a perguntas dos edis, diversos guardas presentes no encontro afirmaram que hoje, a maior dificuldade por eles encontrada é o fato de não se ter uma verba fixa para a unidade. De acordo com o efetivo, há questões urgentes que, muitas vezes, precisam ser resolvidas de imediato. “Sempre nos debatemos com a questão de licitação, ofícios, inúmeros pedidos para coisas simples e comum do dia-a-dia. Acabamos paralisando o serviço ou tirando o recurso do nosso próprio bolso, seja para um pequeno reparo ou questões maiores”, afirmaram os guardas.

Outra importante demanda que os guardas solicitaram providências aos vereadores é em relação a existência de um Plano de Carreira para a classe. “Já temos leis estaduais e federais que nos beneficia para uma carreira dentro da Guarda. Precisamos da ajuda dos senhores para aprovar um Estatuto e tornar a carreira mais justa”, afirmaram.

Ao final do encontro os vereadores reconheceram a importância dos pedidos dos Guardas e afirmaram priorizar, entre outras, a questão ainda neste primeiro semestre. O presidente da Câmara disse que é indiscutível o trabalho realizado pela unidade e os inúmeros serviços prestados ao povo de Barbacena. “O trabalho dos senhores é admirável. Seus questionamentos são justos e, por isso, viemos aqui conhecer de perto e oferecer nossa ajuda”, finalizou.

Ronda Escolar

Um dos projetos mais significativos e reconhecidos em todo o Estado é o Ronda Escolar, que beneficiou todas as escolas municipais. Os servidores fazem a segurança diária na porta de todas as escolas do município, em festas durante o ano letivo e ainda realizam palestras sobre temas como cidadania, drogas, honestidade, entre outras.

“É um belo trabalho que realizamos com orgulho. Tornamo-nos amigos dos alunos e dos professores, os pais nos vêem como aliados na educação de seus filhos”, ressaltou o Guarda Municipal Peixoto, que, com outros colegas, realiza um trabalho de finais de semana nas dependências da unidade com jovens que inclui gincanas e escolinha de futebol. Os vereadores também assistiram uma pequena demonstração com os cães que fazem parte da Guarda.